Chegada do Carnaval redobra os cuidados com a saúde ocular após explosão de casos de ceratite

Saiba mais informações clicando no link

Thays Chen
Depois da explosão de casos de ceratite nas urgências oftalmológicas do Recife no início do mês, o alerta agora é para que os foliões redobrem os cuidados com o uso de produtos modeladores para tranças. A Anvisa proibiu a venda de todas pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos. A preocupação é que uma nova onda de casos aconteça com a chegada do Carnaval.

Outro fator de atenção é com as chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife recentemente. A água da chuva se mistura aos produtos e escorre para o rosto, atingindo os olhos. “Esses produtos, em contato com a água do banho ou da chuva, vão escorrer para os olhos dos usuários e causar uma queimadura ocular. As queimaduras oculares podem atingir as pálpebras, as córneas e as conjuntivas e podem ser de leves à severas”, diz a oftalmologista Elisa Martins, do HOSL.

De acordo com a especialista do HOSL, a maioria dos quadros causados pelos produtos modeladores é reversível. “Os casos mais leves, que são os relacionados às pomadas modeladoras tendem a trazer sintomas mais transitórios. Então a cegueira que está sendo relacionada ao uso dessas pomadas tende a ser temporária”, aponta a oftalmologista Elisa Martins.

A engenheira de produção Thays Chen foi uma das pacientes que precisou ser atendida na emergência oftalmológica do HOPE após utilizar uma pomada modeladora para uma prévia de carnaval no dia 4 de fevereiro. “Passei dois dias enxergando com a visão embaçada e só voltei a enxergar normalmente no terceiro. Ao todo, fiquei uma semana de repouso e tomando remédios”, relata. Quase duas semanas depois, Thays ainda sente os efeitos do problema. “Hoje já enxergo de forma completamente nítida, mas os olhos ficam pesados de vez em quando, então preciso usar bastante colírio”, conta ela.

Segundo a oftalmologista do HOPE Laura Sabino, a recomendação é evitar o uso de produtos do tipo. “A gente recomenda que se evite, porque o efeito não é imediato”. A pessoa faz a trança, vai brincar carnaval e aí quando transpira excessivamente ou chove, o produto escorre para os olhos e irrita um pouco a região, mas a pessoa sente os danos algumas horas depois. Tudo se inicia com uma sensação de queimação que vai aumentando de intensidade acompanhada de dor e lacrimejamento, pela ação química dos produtos sobre a superfície ocular, explica a oftalmologista Laura Sabino.

A especialista do HOPE também orienta que caso o paciente tenha feito uso desses produtos, procure imediatamente uma emergência oftalmológica. “Outras medidas incluem lavar o rosto com bastante água e sabão, tomando o cuidado de deixar os olhos bem fechados. Em seguida, deve-se lavar os olhos com soro fisiológico 0,9% novo e também retirar o produto dos cabelos com água e shampoo, sem que o líquido tenha contato com os olhos ou outras mucosas do rosto”, afirma a oftalmologista Laura Sabino.

Os pacientes que chegaram às emergências apresentaram quadro de muita dor, lacrimejamento, olho vermelho, turvação visual e queimadura química da córnea (ceratite), que pode ser de intensidade leve à grave, a depender da quantidade de produto e tempo de exposição dos mesmos aos olhos. Geralmente as lesões são reversíveis, mas incluem uso de diversas medicações e até outros tratamentos mais invasivos, e podem causar uma baixa visual temporária.

Ao todo, foram quase 80 pessoas atendidas com problemas do tipo nas unidades do grupo Vision One. No HOPE foram 46 atendimentos realizados na urgência do hospital localizado na Ilha do Leite até última segunda-feira (13). Já no Hospital de Olhos Santa Luzia (HOSL), em Casa Forte, foram 28 pacientes atendidos, número que representa quase 40% dos atendimentos realizados no período. A Fundação Altino Ventura (FAV) ainda atendeu 74 casos referentes ao uso das pomadas modeladoras.

A orientação da Anvisa é que caso o paciente tenha adquirido algum desses produtos, não faça uso dele e entre em contato com a empresa responsável para verificar a forma de devolução. Quem fez uso recente deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

COMENTÁRIOS