Cidadãs de Lagoa do Carro participam da ação formativa Mulheres na Tribuna

  Em sua sexta edição, a Ação Formativa Mulheres na Tribuna - Adalgisa Cavalcanti contou com a participação das mulheres do município de Lagoa do Carro, da Mata Norte pernambucana. Após oito meses de hiato, as atividades aconteceram hoje (27/6), durante todo o dia,  na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Recebidas pelo cerimonial e pela Superintendência de Patrimônio Histórico, as participantes conheceram a história e os detalhes arquitetônicos da Alepe durante a manhã. No período da tarde, todas se reuniram no auditório Sérgio Guerra para a ação sociopolítica com foco na inserção feminina nos espaços de poder, comandada pela Escola do Legislativo. Neste momento de troca, as cidadãs de Lagoa do Carro refletiram sobre as relações de poder na sociedade e sobre a importância das suas respectivas participações nas tomadas de decisão, com a ex-deputada e professora Beatriz Vidal. A convite da Deputada Simone Santana, elas também participaram da sessão plenária para conhecer os deputados presentes na casa. Para Maria José Barbosa, coordenadora geral do Centro de Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Carpina, foi um dia memorioso para as participantes. “Eu já conhecia a Assembleia Legislativa, mas muitas colegas aqui presentes não; e elas ficaram encantadas. A casa é para todas as pessoas pernambucanas, então essa iniciativa é muito importante porque muitos acham que apenas as pessoas dos centros urbanos têm esse direito.” A Prefeita Judite Botafogo acompanhou as cidadãs durante toda a formação e destacou que foi um momento significativo para as mulheres de todas as idades que vivenciaram o Mulheres na Tribuna hoje. “Para mim teve um significado ainda maior. Vi pessoas minhas, que nunca tinham revelado intenções políticas, declararem que estão saindo daqui motivadas para pleitear um espaço político nessa busca do empoderamento da mulher no poder.” Para finalizar, Simone Santana afirma que a ação formativa tem como missão reverter o cenário de iniquidade estabelecido na nossa sociedade e na nossa política. “Avançamos muito no sentido de dar visibilidade à marginalidade histórica das mulheres dentro do território público. A maior parte de nós está ciente disso, e busca por uma correção. Mas também sabemos que cultura se muda lentamente, com ações diárias e rotineiras.” MULHERES NA TRIBUNA O Mulheres na Tribuna é uma ação oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco, garantida por meio da Resolução nº1375/2016. Ela foi assegurada a partir de um projeto do mandato da Deputada Simone Santana, mas desde o momento em que passou a integrar o Regimento Interno deixou de ser projeto de um único de gabinete. Ela se fortaleceu e hoje é responsabilidade de todo o corpo de deputados e servidores da Casa.

 

Foto: Deyvid França

Em sua sexta edição, a Ação Formativa Mulheres na Tribuna – Adalgisa Cavalcanti contou com a participação das mulheres do município de Lagoa do Carro, da Mata Norte pernambucana. Após oito meses de hiato, as atividades aconteceram hoje (27/6), durante todo o dia,  na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Recebidas pelo cerimonial e pela Superintendência de Patrimônio Histórico, as participantes conheceram a história e os detalhes arquitetônicos da Alepe durante a manhã. No período da tarde, todas se reuniram no auditório Sérgio Guerra para a ação sociopolítica com foco na inserção feminina nos espaços de poder, comandada pela Escola do Legislativo. Neste momento de troca, as cidadãs de Lagoa do Carro refletiram sobre as relações de poder na sociedade e sobre a importância das suas respectivas participações nas tomadas de decisão, com a ex-deputada e professora Beatriz Vidal.

A convite da Deputada Simone Santana, elas também participaram da sessão plenária para conhecer os deputados presentes na casa. Para Maria José Barbosa, coordenadora geral do Centro de Mulheres Urbanas e Rurais de Lagoa do Carro e Carpina, foi um dia memorioso para as participantes. “Eu já conhecia a Assembleia Legislativa, mas muitas colegas aqui presentes não; e elas ficaram encantadas. A casa é para todas as pessoas pernambucanas, então essa iniciativa é muito importante porque muitos acham que apenas as pessoas dos centros urbanos têm esse direito.”

A Prefeita Judite Botafogo acompanhou as cidadãs durante toda a formação e destacou que foi um momento significativo para as mulheres de todas as idades que vivenciaram o Mulheres na Tribuna hoje. “Para mim teve um significado ainda maior. Vi pessoas minhas, que nunca tinham revelado intenções políticas, declararem que estão saindo daqui motivadas para pleitear um espaço político nessa busca do empoderamento da mulher no poder.”

Para finalizar, Simone Santana afirma que a ação formativa tem como missão reverter o cenário de iniquidade estabelecido na nossa sociedade e na nossa política.

“Avançamos muito no sentido de dar visibilidade à marginalidade histórica das mulheres dentro do território público. A maior parte de nós está ciente disso, e busca por uma correção. Mas também sabemos que cultura se muda lentamente, com ações diárias e rotineiras.”

MULHERES NA TRIBUNA

O Mulheres na Tribuna é uma ação oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco, garantida por meio da Resolução nº1375/2016. Ela foi assegurada a partir de um projeto do mandato da Deputada Simone Santana, mas desde o momento em que passou a integrar o Regimento Interno deixou de ser projeto de um único de gabinete. Ela se fortaleceu e hoje é responsabilidade de todo o corpo de deputados e servidores da Casa.

COMENTÁRIOS