Coligação Pernambuco Com Força de Novo derruba nova pesquisa viciada

Saiba mais informações clicando no link


A Coligação Pernambuco Com Força de Novo conseguiu suspender mais uma pesquisa, feita pela Nervera Serviços de Informática Ltda. em parceria com a Agência de Comunicação do Capibaribe S/A. Ao todo já são nove pesquisas ao governo e senado do Estado que a coligação derrubou nesta eleição junto à Justiça Eleitoral, além de duas outras para presidente da República. As ações foram redigidas pelo advogado Diniz Eduardo Cavalcante, da Coligação do candidato Miguel Coelho.

Nesta pesquisa, de nº 02263/2022, a Nervera e a Agência Capibaribe trazem uma série de vícios graves que maculam a divulgação de seus resultados, como a ausência de metodologia da pesquisa seguindo às regras estabelecidas pelo TSE (nº 23.600) e a divergência entre o plano amostral e o questionário aplicável.

Segundo a Desembargadora Eleitoral, Virgínia Gondim Dantas, “entende presente a probabilidade do direito invocado pelo autor, visto que as evidências de irregularidades retratadas, por si só, são graves e suficientes para reconhecer a relevância dos argumentos trazidos pelo representante. À vista do exposto, defiro liminar para determinar a imediata suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral, sob pena de multa de R$ 30 mil pelo descumprimento”.

A Desembargadora também salienta na decisão que “ao consultar o Sistema PesqEle do TSE observou que a pesquisa objeto desta representação é uma repetição da pesquisa eleitoral, de nº PE -06402/2022, a qual se encontra suspensa por decisão liminar proferida pelo Desembargador Eleitoral Dario Rodrigues, na data de hoje (29)”.

COMENTÁRIOS