Coluna do Blog desta quinta-feira (27) – Blog Ponto de Vista

Coluna do Blog desta quinta-feira (27) – Blog Ponto de Vista

O 10° Batalhão de Polícia Militar Joaquim Nabuco, localizado no município de Palmares completou nesta semana 32 anos de existência. Já passaram pelo B

Tenente-Coronel Souza Filho PMPEO 10° Batalhão de Polícia Militar Joaquim Nabuco, localizado no município de Palmares completou nesta semana 32 anos de existência. Já passaram pelo Batalhão durante este período uma quantidade expressiva de comandantes, entre eles, três chegaram a ser comandantes gerais da PMPE, um deles, o Coronel Irã Pereira, hoje na reserva, chegou a ocupar o posto de Secretário Estadual de Defesa Social no governo de Jarbas Vasconcelos.

Comandado atualmente pelo Tenente-Coronel Souza Filho, oficial que possui larga experiência e que tem empreendido um comando bastante proativo, o 10ª BPM conta com duas equipes do GATI e duas da ROCAN, e possui um efetivo superior a 450 policiais que são responsáveis por garantir a segurança ostensiva de 18 municípios da Zona da Mata Sul de Pernambuco.

Para comemorar o aniversário, o Batalhão está realizando uma programação com uma série de eventos, entre eles um campeonato de futebol e a entrega de diplomas de reconhecimentos aos profissionais que trabalham na área administrativa e aos que estão indo para a reserva, bem como a outorga de medalhas aos policiais que possuem 10, 20 e 30 anos de bons serviços prestados à corporação e a 15 ex-comandantes. A final do campeonato acontecerá hoje e a grande solenidade Militar para a realização da entrega de medalhas ocorrerá no dia 05 de maio.

Visita – Após percorrer os sertões do Pajeú, Itaparica e Moxotó, além do Agreste Setentrional e Meridional com o projeto Pernambuco em Ação, o governador Paulo Câmara e sua comitiva desembarcarão no início do próximo mês no município de Palmares, na Zona da Mata Sul do Estado. Embora possua um grande número de prefeitos aliados na região, Paulo Câmara deverá enfrentar forte resistência da população que anda insatisfeita com a forma como está conduzindo o Estado.

Prestígio 1 – 47 secretários Turismo de municípios pernambucanos participaram durante os dias 25 e 26 deste mês, em São José da Coroa Grande, do 1º Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco. A programação foi composta por uma palestra que teve como tema “ O turismo como vetor para o desenvolvimento dos municípios”, eleição da nova mesa diretora da ASTUR/PE, mostra gastronômica, apresentações culturais e visita a pontos turísticos do município.

Prestígio 2 – A escolha da “Terra das Piscinas Naturais” para sediar o evento promovido pela ASTUR/PE é resultado do reconhecimento ao trabalho realizado pelo prefeito Pel Lages (PEN, imagem) na área do turismo.

In loco – Com o estilo de acompanhar de perto o andamento da máquina pública, o prefeito Sérgio Hacker (PSB) visitou o Engenho Tabocas para conferir o funcionando do posto de saúde e da escola municipal, prédios públicos que foram reformados recentemente. O gestor aproveitou a oportunidade para ouvir moradores e funcionários públicos com o objetivo de levantar as demandas locais.

Melhorias – A reforma de escolas e creches municipais têm sido um dos principais destaques da gestão da prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB, imagem). Entre as unidades de ensino contempladas com as intervenções estão as Escolas Dr. Paulo Pessoa Guerra e Pedro de Albuquerque, na sede, a escola José Maria Monteiro e o Jardim de Infância Amélia Monteiro, no Distrito de Cucaú e a escola Imaculada Conceição, no engenho Pedra de Amolar

Transparência – Após muita cobrança da população a Câmara de Vereadores dos Palmares anunciou uma série de medidas que tornarão mais fácil o acesso público às informações da Casa, entre as principais medidas estão a criação do Portal da Transparência.  Na nova ferramenta será possível encontrar dados sobre receitas e despesas da Câmara. “Nada melhor do que transparência para quem tem lisura e compromisso com o povo”, ressaltou o presidente da Câmara, Saulo Acioli.

Prêmio para os municípios 1 – Foi aprovada pelas Comissões de Administração Pública e Meio Ambiente no dia de ontem (26) o Projeto de Resolução 742/2016, de autoria do deputado estadual Zé Maurício (PP), que pretende instituir o Prêmio Município Amigo do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

Prêmio para os municípios 2 – A proposta visa reconhecer iniciativas desenvolvidas por prefeituras em Pernambuco que estejam voltadas, entre outros temas, à preservação de nascentes, à recuperação de áreas degradadas, ao manejo adequado dos resíduos sólidos e à redução no consumo de energia e de material descartável em órgãos públicos. Relator da matéria na Comissão de Meio Ambiente, José Humberto Cavalcanti (PTB) considerou que a iniciativa “surge em boa hora, colaborando para reverter a exploração histórica que sofre o nosso meio ambiente”.

Policiamento – A instalação de uma Companhia Independente da Polícia Militar no município dos Barreiros foi tema de uma indicação de autoria do deputado estadual José Humberto (PTB).  Para o parlamentar, o pleito atende a um desejo antigo da população e contribuirá para um trabalho mais concentrado por parte da Polícia Militar no combate à violência nos municípios do Litoral Sul.

Escrito por Wellington Ribeiro

*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 98544-4677 (OI). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: blogpontodevistape@gmail.com

COMENTÁRIOS