Coluna Radar Político (24/07) – Deputado Danilo Cabral constrói base sólida para a sua reeleição

Coluna Radar Político (24/07) – Deputado Danilo Cabral constrói base sólida para a sua reeleição

Deputado federal em seu segundo mandato, Danilo Cabral (PSB) caminha para uma reeleição bastante confortável em 2018, tudo porque conseguiu amplia

Deputado Aluísio Lessa cumpriu agenda em Gameleira e Jaqueira
RIBEIRÃO – Usina Estreliana será reativada nesta Safra-2020
Aluísio Lessa realiza vistoria em obras da Estrada de Aldeia

Deputado federal em seu segundo mandato, Danilo Cabral (PSB) caminha para uma reeleição bastante confortável em 2018, tudo porque conseguiu ampliar de maneira considerável  sua base.

No Agreste Setentrional, Danilo contabiliza os prefeitos de Surubim, Casinhas e Santa Maria do Cumbucá. Já no Agreste Central, ele mantém a parceria com o prefeito Branquinho (Bezerros), liderança que lhe garantiu mais de 6 mil votos em 2014.

Na região do Pajeú, o parlamentar conta com o apoio do prefeito Marconi Santana (Flores) e Anchieta Patriota (Carnaíba). Prefeitos de Bom Conselho, Paranatama e Saloá, no Agreste Meridional, também se somam a sua lista de apoiadores. Sem falar em Machados, na Mata Norte, onde será votado novamente pelo prefeito Argemiro Pimentel.

Adentrando na Região Metropolitana, Danilo deverá obter uma votação significativa em Abreu e Lima, pois agora será apoiado pelo prefeito Pr. Marcos José, e deverá se manter entre os 10 mais votados do Recife, município onde possui uma sólida base de eleitores que lhe garantiram mais de 21 mil votos na eleição passada.

Para fechar, o deputado expandirá os seus votos no Litoral Sul do Estado não só porque foi o principal interlocutor para a instalação da Companhia Independente da Polícia Militar na Região, mas principalmente por ter o apoio do Trio de Ferro (Sirinhaém, Rio Formoso e Tamandaré), municípios comandados por integrantes da família Hacker, seus aliados.

Além disso, Danilo ainda conta com uma quantidade considerável de segundas vias em vários municípios do Estado, que se somando a sua base de prefeitos lhe garantem uma eleição pule de dez no próximo ano.

Vai ter que suar – Embora realize um respeitado mandato em Brasília e seja um dos mais preparados quadros do PSB pernambucano, o deputado federal Tadeu Alencar (imagem) deverá enfrentar uma reeleição duríssima no próximo ano. Em Paudalho não mais contará com o apoio do ex-prefeito Pereira, que em 2014 lhe deu 3.500 votos. Caso queira figurar na lista dos competitivos, o deputado terá que trabalhar duro para ampliar as bases. Vale lembrar que Tadeu quase chegou a ser escolhido por Eduardo Campos para ser o seu sucessor na eleição de 2014.

Céu de Brigadeiro – Pré-candidata ao governo do Estado, a petista Marília Arraes está conseguindo construir o seu projeto sem que haja nenhum ataque que coloque em dúvida a sua honra ou posicione a sua imagem a assuntos impopulares.

Armando Monteiro Marília ArraesBombardeios – Militantes do PT simpatizantes da candidatura de Marília Arraes (imagem) têm utilizado as redes sociais com frequência para praticar ataques contra o também pré-candidato a governador Armando Monteiro (PTB). Sem ter o que falar da trajetória política do senador, petistas utilizam o posicionamento dele a favor da Reforma Trabalhista como mote para as críticas. A intensidade nos ataques contra o Armando pode afastar em definitivo a possibilidade de uma união entre os dois partidos mais a frente.

A diferença – Enquanto Armando conta com o apoio de vários prefeitos, deputados e vereadores, Marília leva vantagem nas redes sociais, universo que neste período pré-eleitoral tem contado bastante para o crescimento de sua candidatura.

Flerte – Embora já possua uma base política consistente na Zona da Mata Sul, o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) continua em busca de apoios para ampliar o seu quinhão eleitoral na região. Há informações de que ele estaria em conversas bastante avançadas com o prefeito de Jaqueira, Marivaldo Andrade (PT).

Alianças – O deputado estadual Beto Accioly (PSL) tem tudo para se tornar o deputado estadual majoritário de Camaragibe no próximo ano. Além de está realizando um mandato na Casa Joaquim Nabuco voltado aos interesses do município, o que tem lhe rendido a simpatia da população, o parlamentar desta vez contará com o apoio do ex-prefeito Jorge Alexandre (PSDB), além de outros nomes que hoje fazem oposição ao atual prefeito Meira (PTB).

Sempre presente 1 – O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), estará nesta segunda-feira no município de Catende para anunciar obras de reconstrução de escolas e creches dos municípios do Estado de Pernambuco atingidos pelas enchentes deste ano.

Sempre presente 2 – O que se comenta no meio político é que até hoje nenhum outro ministro visitou tanto a Mata Sul quanto Mendonça Filho. Quando não é isso, Mendonça tem recebido com frequência prefeitos e lideranças da região em seu gabinete em Brasília e no seu escritório, no Recife.

Recado – A participação do prefeito Júnior Matuto (Paulista) em um evento do seguimento jovem do PSB no município de Joaquim Nabuco na semana passada, dá margem as especulações de que ele estaria disposto a bater chapa com Sileno Guedes pela presidência estadual do partido.

Mary GouveiaEscada 1 – Um dos principais colégios eleitorais da Mata Sul deverá apresentar 4 candidatos a deputado estadual em 2018. Já são dadas como certas as candidaturas da primeira dama Edlene Gomes (PDT). A esposa do prefeito Lucrécio (PSB) irá dobrar para federal com Augusto Coutinho (SD). Já a ex-deputada Mary Gouveia (PR), esposa do ex-prefeito Jandelson, tentará novamente uma cadeira na ALEPE, desta vez em uma dobradinha com André Ferreira (PSC) para federal.

Escada 2 – Correm por fora o ex-candidato a vice-prefeito da chapa de Zé Luís Minduca, Professor Ronei (PMN), e o comunicador Dr. Gatão. Este último tem a sua candidatura incentivada por Sílvio Costa Filho (PRB), com quem dobrará para deputado federal.

Escrito por Wellington Ribeiro

*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: [email protected]