Coluna Radar Político (27/12) – O desafio de Sílvio Costa Filho

Coluna Radar Político (27/12) – O desafio de Sílvio Costa Filho

Reconhecidamente um dos melhores quadros não apenas da Assembleia Legislativa, mas também da nova safra de políticos pernambucanos, Sílvio Costa F

Aliado de Marília Arraes deve anunciar apoio a Armando Monteiro nos próximos dias
Oposição cobra do governador a convocação da Força Nacional para combater a violência no Estado
Oposição denuncia sucateamento do Hemope

Reconhecidamente um dos melhores quadros não apenas da Assembleia Legislativa, mas também da nova safra de políticos pernambucanos, Sílvio Costa Filho (PRB) carrega consigo características muito comuns naqueles que possuem um futuro promissor na política, a exemplo da excelente oratória, inteligência e exímia capacidade de articulação.

De saída para a Câmara Federal após três mandatos de deputado estadual, Sílvio Costa Filho, o atual líder da bancada da Oposição, foi responsável por exercer um papel preponderante no parlamento estadual no que diz respeito a levantar importantes discussões para o Estado, além de realizar uma oposição propositiva e, sobretudo, fiscalizadora.

Agora, a pouco mais de um mês para assumir uma cadeira na Câmara Federal, recai sob Sílvio Costa Filho o desafio de escolher estratégia correta quanto à postura e ritmo de trabalho que pretende adotar para que alcance em Brasília o nível de destaque que é em Pernambuco.

Colados – Tem despertado a curiosidade de alguns parlamentares o grau de proximidade entre o presidente da ALEPE Eriberto Medeiros e o deputado Claudiano Martins Filho nas vésperas da eleição para a Mesa. Há quem afirme que existe um lugar reservado para Claudiano na engenharia que está sendo montada pelo presidente.

Favorito – Articulado, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães não deixa dúvida de que é franco favorito a conquistar a vaga de primeiro-secretário da ALEPE. A forma obstinada com que tem feito a campanha passa a imagem de que ele não está apenas atrás dos votos necessários para vencer a disputa, mas sim de sair das urnas com uma votação bem próxima da unanimidade. Já o seu concorrente, Isaltino Nascimento, aposta na intervenção do Palácio para ser o candidato do partido. O único problema é que ele precisa combinar também com os deputados.

Atuante – Com 698 Requerimentos, 73 Projetos de Lei, além de 63 pronunciamentos, tudo ao longo de 2018, a vereadora recifense Michele Collins (PP) desponta entre os parlamentares mais atuantes da Câmara Municipal do Recife neste ano. Campeã de votos na eleição em 2014, Michele não tem deixado nada a desejar aos mais de 15 mil eleitores que confiaram nela o voto.

Sem crise – Alvo de críticas da oposição por contratar a cantora Marília Mendonça por R$ 300 mil para abrilhantar a festa de São Sebastião, o prefeito de Bonito, Gustavo Aldolfo (PSB), não tem recebido a mesma resistência da população, que parece ter aprovado a programação que ainda contará com Saia Rodada, Mano Walter, entre outros. No ano de 2017 o gestor havia contratado as duplas Simone e Simaria; e Matheus e Kauan para a festa do padroeiro da cidade. Com um orçamento próximo a R$ 400 mil para gastar apenas na festa deste ano, o município de Bonito, no Agreste Central, passa a imagem de que a crise tem passado bem longe de lá.

2020 – Quando o assunto é a eleição municipal do Cabo de Santo Agostinho, já tem começado a surgir à possibilidade do empresário Eduardo Cardoso disputar o Executivo Municipal em 2020. Uma fonte, que preferiu manter o nome sob reserva, informou que Eduardo tem afastado tal possibilidade, preferindo se dedicar aos seus empreendimentos (Shopping Costa Dourada, loteamento e hotel), no entanto o empresário não para de receber estímulos de amigos para encarar o desafio.

Remanescentes 1 – A partir da próxima legislatura a Assembleia Legislativa de Pernambuco não terá entre seus membros nenhum deputado que participou da última Constituinte Estadual. Na atual, apenas os deputados José Humberto (PTB), Augusto César (PTB), Marcantônio Dourado (PSB) e Henrique Queiroz (PR) foram signatários da Constituição Estadual de 1989.

Remanescentes 2 – Por sua vez, na Câmara Federal, a bancada de Pernambuco manterá ainda entre os seus membros um deputado da Assembleia Nacional Constituinte de 88, Gonzaga Patriota (PSB). Seguindo para o seu oitavo mandato de deputado federal, Gonzaga está no Congresso desde 1987. Já Fernando Bezerra Coelho (MDB), também deputado federal Constituinte, exerce mandato no Senado Federal.

Rompimento – Não é das melhores a relação entre o ex-secretário de Turismo de São José da Coroa Grande, Pedro Costa, e o prefeito Pel Lages. Principal responsável por lançar o atual gestor como candidato a prefeito em 2016, Pedro Costa não esconde a sua insatisfação de como o município anda sendo conduzido e promete fazer ferrenha oposição a partir de agora. Inclusive já iniciou conversas com outros personagens da oposição no município.

O indicado – Com larga experiência no serviço público, onde consta passagem pela Câmara de Vereadores do Recife, presidência do Consórcio Grande Recife, e o comando das secretarias de Serviços Públicos (Prefeitura do Recife) e Cidades (Governo do Estado), Dilson Peixoto deve ser o nome indicado pelo PT para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, espaço reservado ao partido no primeiro escalão do Governo do Estado. Além do currículo, conta a favor de Dilson a sua fidelidade a Humberto Costa, de quem é um verdadeiro leão de chácara.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: blogpontodevistape@mail.com

 

COMMENTS