conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ECONOMIA

Com presença de Raimundo e Socorro Pimentel, Raquel Lyra anuncia chegada de Gás Natural no polo gesseiro do Araripe

A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve em Araripina nesta terça-feira, dia 06, acompanhada pelo prefeito Raimundo Pimentel e pela deputada estadual Socorro Pimentel, para anunciar os investimentos do Governo do Estado por meio da Copergás, visando a chegada do Gás Natural como matriz energética para as indústrias do polo gesseiro do Araripe.

Durante seu primeiro ano de mandato, Raquel Lyra iniciou uma série de estudos de viabilidade econômica através da Copergás, com o objetivo de possibilitar que o setor industrial, especialmente o polo gesseiro, adote o Gás Natural como matriz energética, substituindo o atual uso de lenha como matéria-prima. Após esforços conjuntos ao longo de 2023, o prefeito Raimundo Pimentel e a deputada estadual Socorro Pimentel colaboraram na articulação com os empresários do setor gesseiro, culminando no anúncio dos investimentos do Governo do Estado.

A Copergás planeja instalar duas usinas de regaseificação em Araripina e Trindade, que servirão como pontos de distribuição do GNL (Gás Natural Liquefeito) para as fábricas de calcinação. Esta conquista é celebrada por seus impactos econômicos e de competitividade para o setor, além de contribuir para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Raquel Lyra também anunciou a isenção total do ICMS para o GNL como um incentivo fiscal aos empresários do setor gesseiro. Essa medida visa estimular a migração dos fornos para o uso do GNL, reduzindo os custos de produção do gesso, que é a principal atividade econômica da região. Além disso, por meio da ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), o governo estadual irá incentivar a modernização do parque industrial do polo gesseiro, oferecendo condições de financiamento específicas para a incorporação do Gás Natural no processo produtivo.

O prefeito de Araripina ressaltou que os anúncios feitos pela Governadora demonstram o compromisso de sua administração com Araripina e toda a região.

“Há muitos anos o setor gesseiro, que é o maior gerador de emprego e renda na região, vem sofrendo com escassez na matriz energética das fábricas o que ocasiona mais dificuldades e, consequentemente, a demissão de funcionários e a queda na competitividade do gesso produzido aqui. Por isto, o anúncio feito hoje pela Governadora Raquel Lyra é uma demonstração de preocupação econômica, social e ambiental com o setor e com as mais de 15 mil pessoas que estão diretamente empregadas”, destacou.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.