por Letícia Lima
A Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) deve capitanear uma força-tarefa interinstitucional para acompanhar a reforma e outros projetos de melhoria previstos pelo Governo do Estado para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.
O encaminhamento foi realizado nesta quarta-feira (18), durante audiência pública em que o colegiado debateu o balanço das ações da Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizadas no 2º quadrimestre deste ano. A governadora Raquel Lyra publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta o edital para licitação da reforma no equipamento, que vem sofrendo há anos com problemas estruturais.
A ideia é que o grupo possa reunir representantes da Câmara Municipal do Recife, do Conselho Estadual de Saúde, entidades como o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, além de deputados estaduais.
“Hoje a gente teve a notícia de que o Governo do Estado lançou o edital de licitação da primeira etapa da reforma do HR, o que nos deixa felizes depois de algum tempo cobrando providências nesse sentido. Entendemos que esta Casa, por meio dessa comissão que a gente está sugerindo, pode acompanhar e contribuir com esse processo”, afirmou o deputado Sileno Guedes (PSB), que presidiu a audiência pública.
Sileno se mostrou preocupado com a superlotação no HR. Segundo dados enviados pela SES em resposta a um pedido de informações feito pelo parlamentar, a taxa de ocupação na unidade chegou a 111,14%, em junho, e a 118,46%, em julho.
“Esse cenário coincide com o fechamento do Hospital de Neurologia, que dava retaguarda ao HR. E temos a preocupação com o Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, que o governo também já anunciou que fechará após inaugurar o Hospital da Mulher do Agreste. Nos últimos anos, nove hospitais foram construídos, e a demanda de atendimento sempre existe. Nos aflige ver, na contramão disso, hospitais sendo fechados”, disse o deputado.
A reunião também foi acompanhada pela deputada Socorro Pimentel (União Brasil), pelos deputados Luciano Duque (Solidariedade), Joãozinho Tenório (Patriota) e Fabrízio Ferraz (Solidariedade), pelo vereador do Recife Tadeu Calheiros (Podemos), pela presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sônia Pinto, e por secretários executivos da SES.