por Letícia Lima
Uma ação, promovida pela Secretaria de Saúde de Paulista, no Grande Recife, contemplou moradores da comunidade dos Canos e das proximidades, na tarde desta quarta-feira (20).
Na ocasião, moradores tiveram atendimento médico, distribuição de preservativos, exames de citologia, palestra educativa, dentre outros. A iniciativa aconteceu no Terreiro Ilê Obalaganju, na Rua Barão de Cotegipe, no bairro de Arthur Lundgren I.
De acordo com coordenador de Saúde Integral da População Negra e de Terreiros/LGBTQIAPN+, Anderson Oliveira, a ação foi promovida através da Superintendência de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, e se deu através do convite da gerência de território, juntamente com representantes do terreiro, que cederam o espaço para a realização.
“Através dessa solicitação, estamos levando para os terreiros, em benefício de comunidades como a dos Canos, e ainda, oportunizando a saúde e mais uma vez acolhendo a população. Acredito muito que a territorialização é isso, a construção do território e o fortalecimento de uma atenção básica universal e que tem resposta”, destacou Anderson.
Na ocasião, a gerente de território da Atenção Básica em Arthur Lundgren I, Deyse Souza, falou da importância dessa ação na localidade.
“Estamos recebendo apoio com a integralidade junto com as pessoas, e a população está se sentindo acolhida. É muito importante, para que cada vez mais a gente possa promover a equidade na saúde do nosso município”, ressaltou.