Com a pré-candidatura a Prefeito de São Caetano de João Leal (PT) confirmada pelo Diretório Municipal do partido desde Novembro do ano passado, tendo o mesmo participado da Conferência eleitoral do PT em Brasília, o PT de São Caetano viu, no fim da janela partidária, o PCdoB filiar o vereador Makoy que pertencia ao PL e lançá-lo como pré-candidato a Prefeito implodindo a Federação no município.
O PV, partido que também faz parte da federação, até então estava fechado com a pré-candidatura do PT, porém uma manobra do Deputado Renildo Calheiros retirou o partido da base de apoio do PT na tentativa de isolar a pré-candidatura de João Leal (PT).
João Leal é aliado histórico do Senador Humberto Costa, a quem acompanha desde 2006 quando Humberto tentou chegar ao Governo do Estado, e faz parte da CNB, corrente interna do PT liderada pelo senador.
O sindicalista Ariberto Soares, Presidente do PT de São Caetano, frisou que o PT tem uma organicidade no município com Diretório constituído há mais de 30 anos, diferente do PCdoB que estava com a Comissão Provisória inativa no município desde 2016.
“Não posso falar por outros partidos, mas a maneira como o PCdoB entrou no município foi desrespeitosa com a história do PT e com o projeto político que nós estamos construindo com o companheiro João Leal há um bom tempo, inclusive com a candidatura na eleição passada. Não obstante dizer que o vereador vem do PL, era líder do Governo Josafá até Agosto e não tem construção política no nosso campo.” disse Ariberto.
O imbróglio não tem prazo para ser solucionado e vai ser resolvido pelas direções estaduais dos partidos.