
Agora eleita, Aninha da Ferbom (PSDB) fez história em Nazaré da Mata. A candidata foi escolhida com 10.102 votos, no último dia 06 de outubro, e se tornou a primeira mulher que irá assumir a prefeitura do município de 191 anos, considerado o sétimo maior em população da Região da Mata Norte, segundo dados do IBGE.
Quem é Aninha?
Aos 57 anos, Aninha da Ferbom é casada, mãe de duas filhas e avó. Formada em história e administração, a nova gestora municipal com o apoio do PSDB, alcançou a marca de ser a quarta prefeita com maior número de votos válidos, com o apoio da sigla, entre as mulheres eleitas em Pernambuco, em 2024.
Ela tornou-se a primeira mulher eleita prefeita de Nazaré da Mata, mesmo sem nunca ter disputado uma eleição antes. Ela superou o segundo colocado, com uma diferença de 2.920 votos, representando 40,66% a mais, e o terceiro candidato, com uma diferença ainda maior de 6.207 votos, equivalente a 159,34% a mais. Aninha venceu em todas as 128 seções eleitorais, distribuídas em 15 colégios eleitorais do município.
Nado Coutinho, ex-prefeito de Nazaré da Mata com 78% de aprovação ao final de seus dois mandatos (2009-2013 e 2014-2017), foi um dos principais articuladores da campanha da prefeita eleita. Além de seus mandatos como prefeito, Nado também atuou como vice-prefeito em dois mandatos. Atualmente, ele é o principal líder da oposição local e ocupa o cargo de gerente geral da Casa Civil do Governo de Pernambuco.
Outro nome importante foi o vice-prefeito eleito, Rostand Negromonte (PODE), ex-vereador que atuou nas bases eleitorais da cidade e da Zona Rural. Além deles, Gabriel Planta, presidente municipal do Avante, também uniu esforços para garantir a vitória da chapa.
A trajetória de Aninha da Ferbom também foi fortalecida pelo apoio da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). A governadora esteve presente em Nazaré da Mata, participando de atos de campanha e mostrando seu respaldo à candidatura de Aninha.
Entre suas primeiras promessas estão o retorno do Carnaval 2025 ao centro da cidade e a maior festa de réveillon já planejada para o município, agendada para o dia 31 de dezembro, prevista para a véspera de sua posse.

























