conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

CARNAVAL 2024

Conheça os homenageados do Carnaval Vitória das Alegorias 2024

Conheça os homenageados do Carnaval Vitória das Alegorias 2024

O Carnaval Vitória das Alegorias 2024 manterá a tradição dos antigos carnavais. Com diversas troças e atrações para todos os gostos, o maior evento carnavalesco da Zona da Mata mantém vivo o legado de carnavalescos do passado e homenageia agremiações centenárias. A cidade realiza o maior carnaval de rua do interior de Pernambuco, contando com cerca de 150 agremiações nos mais diversos gêneros. Preservando a historicidade do município, nesta edição prestará homenagens ao Clube de Fados Taboquinhas, ao Clube Misto Urso Branco, Toinho do Atelier, Carlos Freire, Lula Damião e Edvaldo Melo (Ratinho).

Único clube de fado ainda em atividade no Brasil, a Taboquinhas foi fundada em 1924. Seu nome é uma referência ao Monte das Tabocas, lugar onde se deu a Batalha das Tabocas, em 1645, quando tropas locais expulsaram invasores holandeses do território utilizando somente seu baixo poderio bélico e estratégias de emboscada eficientes. O desfile conta com um porta estandarte, vestimentas lusitanas, instrumentos de pau e corda e personagens como a Sinhá Helena e a Sinhá Pequena.

Já o Clube Urso Branco é uma agremiação fundada em 20 de fevereiro de 1924. Ainda em atividade, sua tradição é sair nas segundas-feiras carnavalescas, do bairro da Mangueira, arrastando centenas de foliões de todas as faixas etárias. A entidade foi fundada por Severino Cândido Silva, conhecido como Pepeu, que se manteve no posto por muitos anos. Após seu falecimento, a presidência ficou por conta de Severina Maria Alvares, Dona Birina, que também fez um trabalho consistente na manutenção da tradição vitoriense.

Entre os carnavalescos que fazem jus à homenagem, está Toinho do Atelier. Cartunista de cinema, logo se destacou como artista plástico e colaborador na confecção de bonecos, estandartes e carros alegóricos. A influência artística foi tão grande em sua vida que aos poucos se tornou uma profissão. Desta forma, gerenciou a gráfica Atelier 2, a qual segue em funcionamento até hoje. Nascido em julho de 1942, partiu para a vida eterna em 2023, mas escreveu seu legado nas linhas da história do município.

Outro que recebe homenagem em memória é Carlos Freire. Nascido em Salgueiro, no Sertão, foi em Vitória que se criou, construiu sua vida profissional e sua família. Proprietário da Master Gráfica, Carlos faleceu em maio de 2023. Desde muito jovem, incentivou e curtiu a festa carnavalesca, sendo presença confirmada em blocos como ÉTesão, Pinguços, Girafa, Monges, Saudade e Taboquinhas, seja como folião ou patrocinador.

Edvaldo Ferreira de Melo, ou simplesmente “Ratinho”, foi operador de áudio das emissoras Cultural AM e Vitória FM. Em paralelo a seu ofício, juntou-se com alguns amigos para fundar o Bloco Acorda Corno, na via principal do Bairro do Cajá. A agremiação se consolidou com a proposta de sair às seis da manhã, ganhou novos adeptos e permanece atuante até os dias de hoje. Ratinho faleceu no ano passado.

Por outro lado, Luís Damião de Santana, conhecido como Lula Damião, dedicou-se assiduamente ao Clube dos Motoristas – O Cisne, fundado bem antes de ele vir ao mundo. Nascido em 1953, o homenageado esteve por muitos anos trabalhando em prol da agremiação, lutando sempre pela preservação dos carros alegóricos, pelo Carnaval regado a Frevo e pela valorização das troças carnavalescas.

Fazer essas homenagens é mais uma forma de fortalecer a ligação das pessoas com a história da cidade. Através dessas singelas iniciativas, a nossa gestão vem valorizando esse sentimento de pertencimento nos vitorienses”, explicou o prefeito Paulo Roberto.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.