Pela primeira vez, o Centro de Operações do Recife (COP) assumirá a responsabilidade pelo planejamento, coordenação e monitoramento dos serviços municipais relacionados ao Carnaval, coordenando as ações de mais de 20 secretarias e órgãos municipais envolvidos na festa. Criado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o COP estará operando presencialmente durante o período de folia e utilizará diversas ferramentas, incluindo uma central de drones, um painel online para acompanhamento de ocorrências e uma central de videomonitoramento com 145 câmeras em pontos estratégicos. Essas medidas permitirão verificar, em tempo real, a eficácia dos serviços prestados e identificar eventuais necessidades que possam surgir durante os festejos.
O principal objetivo é assegurar que todos os aspectos da festa funcionem de forma satisfatória, assim como ocorreu durante o Réveillon, onde o COP também assumiu a coordenação e monitoramento das equipes municipais.
Diversos setores da Prefeitura do Recife, incluindo Limpeza Urbana, Mobilidade, Segurança Cidadã, Direitos Humanos e Assistência Social, Mulher, Controle Urbano, Trabalho e Qualificação Profissional, Saúde, Recentro, Turismo/Lazer e Cultura, estarão trabalhando de maneira integrada para acompanhar o desenvolvimento do Carnaval e resolver prontamente, de forma colaborativa, quaisquer demandas que surjam.
Durante os seis dias de Carnaval, a Prefeitura do Recife utilizará um total de 145 câmeras para videomonitoramento nos principais pontos de concentração de foliões, representando um aumento de 57 câmeras em relação ao ano anterior. Dessas, 123 serão fornecidas pela Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) e 22 pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). As câmeras serão distribuídas da seguinte forma: 74 no Bairro do Recife, 37 ao longo do percurso do Galo da Madrugada, 21 nas saídas do Centro e, pela primeira vez, 13 nos polos descentralizados.