Copergás lança Chamada Pública para aquisição de gás natural

Saiba mais informações clicando no link

Copergás
A Copergás (Companhia Pernambucana de Gás) lançou edital de Chamada Pública visando aquisição de gás natural para 2023 e 2024. As empresas ofertantes devem enviar suas propostas até as 12h do dia 5 de dezembro próximo, pelo e-mail [email protected]. As condições e especificações estão disponíveis no endereço eletrônico  https://novo.copergas.com.br/chamada-publica/.

Com o volume a ser contratado, a Companhia atenderá o crescimento da demanda previsto com a expansão de clientes nos diversos segmentos em que atua. São três os lotes definidos no edital:  o primeiro prevê um volume de 200 mil m³/dia, a partir de 1º de janeiro de 2023, com prazo de contratação de  até 1 ano. O segundo, volume de 1 milhão m³/dia, com início de fornecimento a partir de 1º de janeiro de 2024, e prazo de contratação de até 5 anos. E o terceiro lote tem volume de 1 milhão de m³/dia a 2 milhões de m³/dia, com prazo de contratação de até 10 anos.

Segundo o presidente da Copergás, André Campos, com a Chamada Pública a Companhia vai diversificar o número de supridores e buscar propostas que ofereçam mais competitividade e estabilidade de preços. “Já temos hoje três supridoras. A Copergás foi pioneira no Brasil na diversificação dos fornecedores, ao assinar contrato com a Shell, em agosto de 2021, e agora vamos ampliar ainda mais nossas fontes de suprimento”, disse ele. “Nos últimos anos tivemos uma forte expansão da interiorização do gás natural, sem descuidar das demais regiões do Estado. O gás natural é parceiro do desenvolvimento de Pernambuco, e precisamos estar preparados para garantir que nos próximos anos o combustível continue chegando cada vez mais aos pernambucanos”, completou.

As supridoras da Copergás, hoje, são a Petrobras, Shell e New Fortress. A Companhia pernambucana distribui cerca de 1,8 milhão de m³/dia, para mais de 70 mil clientes, em 28 municípios localizados em todas as regiões do Estado. Sua  rede de distribuição é superior a 1.100 km de gasodutos, e segue em expansão.

Para os próximos 6 anos, a Copergás prevê investimentos de R$ 595 milhões em infraestrutura, com a construção – entre outras ações – de 745 km de gasodutos no período. Além do atendimento por meio do gasoduto estadual, a Companhia distribui o gás natural também através de Rede Local, nos quais o gasoduto é exclusivamente municipal, como ocorre em Petrolina (no Sertão do São Francisco) e em Garanhuns (Agreste Meridional), projetos inaugurados em outubro de 2021 e abril de 2022, respectivamente.

COMENTÁRIOS