COPERGÁS – Pernambuco tem menor tarifa industrial de gás natural do país

Saiba mais informações clicando no link

Copergás
A Copergás (Companhia Pernambucana de Gás) tem a menor tarifa do Brasil para o segmento industrial, segundo relatório da Argus Media, agência internacional de mídia que produz indicadores de preços usados como referência no Brasil e no mundo. O levantamento engloba as 19 distribuidoras estaduais atendidas pelo sistema interligado e considera um consumo de até 340 mil m³/dia.

A tarifa média do gás natural (GN) da Copergás para esse segmento é de R$ 3.0085, conforme a Argus, o que coloca a Companhia em primeiro lugar no ranking entre as distribuidoras. Em segundo lugar está a Bahiagás (BA), vindo a seguir, pela ordem: Sulgás (RS), Potigás (RN), Algás (AL) e Gasmig (MG).

Para o presidente da Copergás, André Campos, o resultado mostra o acerto dos investimentos na expansão da distribuição do gás e a relação direta entre a Companhia e o desenvolvimento econômico de Pernambuco. “Disponibilizamos para as indústrias do Estado uma opção energética que proporciona competitividade e segurança para o setor. O gás natural é mais econômico, mais limpo e não depende de fatores climáticos. Além disso, em Pernambuco ainda temos a menor tarifa industrial do país”, disse.  “E estamos interiorizando cada vez mais as nossas operações, colocando o gás natural, um insumo fundamental para a atividade industrial,  ao alcance de indústrias de municípios distantes da Região Metropolitana do Recife”, completou André, acrescentando que a estratégia segue orientação do governador Paulo Câmara e do secretário Geraldo Julio (Desenvolvimento Econômico).

Um dos fatores que contribuem para a tarifa industrial da Copergás ser a menor do Brasil é a diversificação dos seus supridores. Antes, a Companhia possuía uma única fornecedora, a Petrobras. Em agosto do ano passado, passou a ter duas, com um contrato pioneiro assinado com a Shell Energy Brasil – o primeiro contrato da Shell com uma distribuidora estadual. Atualmente, conta com três supridoras: a terceira é a New Fortress, grupo americano que é parceiro da Copergás nos projetos de Rede Local em Petrolina e Garanhuns.

A Copergás fornece GN para 122 indústrias em Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife e no interior, com um volume comercializado para o setor de 1,19 milhão de m³/dia.  Para atender esses clientes, a empresa conta com uma rede de gasodutos superior a 1 mil km e projetos de Rede Local em Petrolina, no Sertão, e Garanhuns, no Agreste – nesses dois municípios, já existem indústrias abastecidas com gás natural: a Gypsum, em Petrolina, e a DPA/Nestlé, em Garanhuns.

Impulsionado pelo consumo do segmento industrial, a Copergás bateu em março um recorde de vendas de gás natural, com a marca de 1,759 milhão de m³/dia – número nunca atingido antes, na história da empresa.  Especificamente no segmento industrial, o volume comercializado em março também foi um recorde histórico: 39,2 milhões de m³ no mês.

O setor industrial é responsável pelo maior consumo  de GN de Pernambuco, com impacto na economia estadual. Entre as principais atividades do setor que mais usam essa matriz energética estão o químico, petroquímico, de vidro, metalúrgico, alimentos, automobilístico, siderúrgico, bebidas, automotivo, siderúrgico, papel celulose e cerâmica, entre outros.

           

Mídia

Responsável pelo relatório com os indicadores com as tarifas das distribuidoras,   divulgado agora em abril, a Argus Media é uma agência de mídia independente sediada em Londres, com 1 mil funcionários e escritórios em cerca de 30 países – entre eles, o Brasil. Além dos indicadores, ela produz também análises de mercados internacionais de energia e outros mercados de commodities.

COMENTÁRIOS