conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

RECONHECIMENTO

Coren-PE homenageia profissionais de enfermagem que se destacaram no último ano

Coren-PE homenageia profissionais de enfermagem que se destacaram no último anoA 4ª edição do Prêmio Ivanete Alves do Nascimento faz parte da programação da Semana da Enfermagem 2024. A escolha dos homenageados ocorre por meio de votação popular.

Reconhecer o trabalho dos profissionais de enfermagem responsáveis por iniciativas que se destacaram no último ano, junto à categoria e a população. Este é o principal objetivo da 4ª edição do Prêmio Ivanete Alves do Nascimento, homenagem promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. A condecoração faz parte da programação da Semana da Enfermagem do Coren-PE 2024, que ocorre entre os dias 12 e 22 de maio, com atividades em todo o estado. Com o intuito de garantir um processo democrático e mais participativo, a indicação dos profissionais que concorrem ao prêmio e a escolha dos vencedores ocorrem por meio de votação popular.

Ao todo, cinco profissionais serão condecorados, quatro através de escolha e voto popular e um por indicação do Plenário do Coren-PE. Os homenageados realizam trabalhos nas seguintes áreas: Assistência à saúde, que vai condecorar um(a) enfermeiro(a) e um(a) técnico, auxiliar ou parteira; Gestão, que vai ser entregue a um(a) enfermeiro(a) e; Ensino e pesquisa, que também vai condecorar um(a) enfermeiro(a). O quinto homenageado será indicado pelo Plenário do Conselho e pode ser qualquer profissional de enfermagem que atue em uma das três áreas (assistência, gestão e ensino).

A escolha dos premiados ocorre por meio de uma plataforma online e será auditada pela comissão responsável pela Semana da Enfermagem do Coren-PE. O link do sistema de votação com o nome dos concorrentes e as áreas de atuação está disponível no site do Conselho (www.coren-pe.gov.br) e no perfil da autarquia no Instagram (@coren.pe). Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de abertura da Semana da Enfermagem do Coren-PE, marcada para o dia 13 de maio, no Recife.

Quem foi Ivanete Alves do Nascimento? – O prêmio promovido pelo Coren-PE é também uma homenagem a uma importante profissional, que marcou a história da enfermagem em Pernambuco. Ivanete Alves do Nascimento formou-se como enfermeira, em 1956, pela Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG/UPE). Nove ano depois, Ivanete concluiu o curso de psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, onde também realizou o mestrado, em 1973. Embora tenha atuado nas duas profissões, foi na enfermagem que Ivanete construiu uma carreira proeminente e deixou um legado poderoso para as próximas gerações. Atuou em instituições tradicionais no Recife, como o Hospital da Restauração (Pronto Socorro) e Barão de Lucena (à época, Hospital dos Usineiros), chegando a gerenciar os serviços de Enfermagem nos hospitais Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães. Foi assessora de Enfermagem no estado de Pernambuco, atuando no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).

Dra. Ivanete atuou ativamente nas instituições de classe, chegando a ser Presidente do Coren-PE, da Aben-PE, e do Cofen, onde fez história, conseguindo a sansão da Lei 7.498/86 (Lei da Enfermagem), pelo então Presidente da República, José Sarney. Falecida em março de 2015, Dra. Ivanete Alves do Nascimento deixou uma marca de empoderamento para esta geração e um legado de luta e resistência, tornando-se um ícone da Enfermagem Pernambucana e do Brasil. Ivanete vive e resiste por meio de sua história e legado, nesses tempos difíceis em que a Enfermagem entrou em evidência.

Semana da Enfermagem do Coren-PE – Com o tema: “O impacto das tecnologias para o futuro da Enfermagem, informação, ética e cuidado”, a Semana da Enfermagem 2024 do Coren-PE tem o objetivo de celebrar a dedicação e a importância categoria. Com uma programação repleta de atividades educativas, premiações e ações sociais, a Semana da Enfermagem 2024 promete ser um marco na valorização de auxiliares, técnicos e enfermeiros.

É um momento de reflexão, aprendizado e celebração. Queremos que os profissionais de enfermagem se sintam valorizados e reconhecidos pelo trabalho essencial que desempenham no dia a dia. A cada edição deste evento, nos empenhamos para aprimorar a qualidade das atividades previstas na programação. E essa, com toda a certeza, será a maior Semana da Enfermagem promovida pelo Coren Pernambuco de toda a história”, garante Dr. Gilmar Júnior, Presidente do Coren-PE.

De acordo com o coordenador do evento, Dr. Gabriel Gomes, este ano, a programação da Semana da Enfermagem foi pensada de maneira arrojada, considerando os anseios da categoria e do plenário do Coren Pernambuco. “A ideia é reafirmar o compromisso da gestão, quanto ao empoderamento profissional, o desenvolvimento e o progresso da enfermagem enquanto ciência. Então, é uma proposta que vai se estender da capital ao Sertão, passando por cidades polos, onde a gente pretende cada vez mais se aproximar dos profissionais e descobrir o que é o futuro. Além de discutir alguns aspectos relacionados à enfermagem como um todo, considerando o tema central do evento”, ressalta.

A primeira atividade prevista na programação é a 2ª edição da Minimaratona do Coren-PE no Recife, que ocorre no dia 12 de maio. Assim como na edição passada, a prova é mais do que uma simples competição esportiva e pode ser classificada como uma oportunidade para os profissionais de enfermagem se reunirem, fortalecerem laços e promoverem a importância da atividade física na promoção da saúde. Ao todo, cerca de 500 atletas (profissionais e amadores) vão participar da prova. A largada ocorre da Rua da Aurora (nas proximidades da escultura do Caranguejo). O percurso segue pela Ponte do Limoeiro, Av. Cais do Apolo até as proximidades da Avenida Rio Branco, quando os competidores retornam para a Rua da Aurora.

 

*Programação Científica* – Um dos pontos altos da Semana da Enfermagem do Coren-PE é a realização dos cursos de capacitação, oficinas e palestras, que este ano ocorrem entre os dias 14 a 21 de maio. Ao todo, serão disponibilizadas 2.700 vagas para atividades que serão realizados no Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Petrolina, Goiana e Vitória de Santo Antão, contemplando assim todas as regiões do estado.

 

*Minimaratona do Sertão* – Além da 2ª edição da Minimaratona no Recife, dentro da programação da Semana da Enfermagem deste ano está prevista a I Minimaratona do Coren-PE no Sertão, que será realizada no dia 19 de maio, na orla da cidade de Petrolina. Assim como ocorre na capital pernambucana, a atividade tem objetivo de incentivar a prática esportiva e a melhoria na qualidade de vida dos profissionais de enfermagem. As inscrições também estão disponíveis por meio do site do Conselho.

 

*Encerramento* – A cerimônia de encerramento da Semana da Enfermagem 2024 do Coren-PE vai ocorrer no dia 22 de maio, no Recife. O evento será voltado para convidados e na ocasião será realizada a entrega do Prêmio Joana Barros, uma homenagem promovida pelo Plenário do Coren-PE, com o objetivo de reconhecer o legado e a contribuição de profissionais que se destacaram para o desenvolvimento da profissão no estado. O prêmio é também uma homenagem a Drª Joana Barros, enfermeira pernambucana que dedicou mais de quatro décadas à enfermagem obstétrica e a vida acadêmica. Em 2014, Drª Joaninha, como também era conhecida, foi agraciada com o Prêmio Ana Nery, maior condecoração oferecida a um profissional de enfermagem no país. Em 2019, ela recebeu o título de Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco, local onde trabalhou durante 42 anos.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.