Crise e oportunidade no PSB

Saiba mais informações clicando no link


Sabe aquela história de uma criança que apesar de ser participativa na sala de aula não gosta de realizar as tarefas de casa e isto resulta em baixo desempenho nas provas? Em casos como estes há pais que ao invés de cobrarem dos filhos mais empenho e dedicação nas atividades, buscam apontar nos outros a frustração causada pela negligência. A regra básica para um pai que cria os filhos é de prepará-los para as intempéries e concorrências que a vida irá lhe proporcionar. É verdade que o instinto paterno/materno sempre estará pronto para socorrer os filhos. 
Esta situação ilustra muito bem o que está acontecendo com parte dos deputados federais do PSB aqui em Pernambuco, que, embora sejam excelentes debatedores na Câmara Federal, negligenciaram no dever de casa no que se refere a construção de bases para a reeleição.

A nota de ontem emitida pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, onde cobrou “unidade partidária, lealdade e respeito à convivência interna”, embora não tenha citado o culpado por tamanha instabilidade no ninho socialista, a verdade é que ela foi direcionada a Clodoaldo Magalhães, deputado estadual que decidiu concorrer à Câmara Federal e que em um curto espaço de tempo conseguiu arregimentar apoios o suficiente para garantir uma candidatura competitiva, e isso mais que incomodou.

Das muitas queixas direcionadas a Clodoaldo estão o seu avanço em municípios na Mata Sul e Norte, Região Metropolitana e Agreste Central em bases que alguns deputados colocavam em suas contas. No entanto, isto, ao que parece, é apenas uma desculpa para servir como cortina de fumaça na tentativa de encobrir o verdadeiro problema. Alguns deputados do PSB foram incapazes de ampliar as bases. Nem os prefeitos e lideranças que apoiaram João Campos em 2018, que hoje estão distribuídos em apoios a deputados da base e oposição, eles conseguiram segurar. Não bastasse esta situação, a ida de outros dois quadros competitivos para o partido, como são os casos de Guilherme Uchôa Júnior e Eriberto Rafael, acaba por ampliar a concorrência. Com dois deputados na casa dos 50 e 40 mil votos, a preocupação com esta concorrência aumenta de forma significativa. Porém, se existe uma coisa boa para partido é voto e essa turma nova tem, o que pode garantir ao PSB conquistar um número significativo de cadeiras, possibilitando inclusive ajudar na reeleição de todos os atuais 5 deputados. É fato de que em toda crise surge uma oportunidade e esta do PSB só não enxerga quem não quer. O que não pode é tentar cancelar um vestibular ou concurso público desmerecendo a nota alta de quem estuda, nem se nivela uma turma punindo os que estão mais avançados. O certo a se fazer é intensificar o estudo dos que estão tendo alguma dificuldade.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS