conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ELEIÇÕES 2024

Dani Portela protocola carta-compromisso da sua pré-candidatura à prefeitura do Recife

A deputada estadual Dani Portela (PSOL) protocolou nesta terça-feira a carta-compromisso de sua pré-candidatura à prefeitura do Recife na Federação PSOL/ Rede. Esta é mais uma etapa do ciclo de construção interna para a definição da chapa majoritária no pleito de 2024.

O documento, intitulado Manifesto ao Futuro, detalha o posicionamento que a postulação da parlamentar se compromete ao disputar a vaga pela Federação. A definição do nome que representará a chapa PSOL/ Rede acontece no dia 15 de abril, após votação do diretório municipal da Federação. 

De acordo com Dani Portela, o documento reflete a construção coletiva que vem sendo feita durante toda a sua trajetória política, junto com os movimentos sociais, movimentos de mulheres, de negras e negros e LGBQIAPN+.

“É importante ressaltar que nós mantivemos uma postura firme ao longo de todo o tempo de vida pública, sem neutralidade, assumindo os compromissos necessários para a construção de um projeto de cidade mais justo e igualitário  para todas e todos. Me lanço como pré-candidata à prefeita pela Federação PSOL/Rede, porque acredito, assim como o Presidente Lula, que é preciso incluir os pobres no orçamento público”, afirma.

Dentre os pontos destacados na carta-compromisso estão a sua atuação enquanto líder da oposição ao governo Raquel Lyra e o combate às desigualdades no Recife, pauta que mereceu sua atenção nos dois anos em que atuou como vereadora na cidade.

“Considerando os últimos anos, o Recife em 2020 ocupava o lugar de capital mais desigual do país. De acordo com pesquisa recente, a nossa cidade continua numa posição crítica no que se refere às desigualdades, ocupando o segundo pior lugar no ranking das capitais. Recife tem hoje a segunda maior taxa de desocupação do Brasil, com 15% da população desempregada. É também a segunda capital com a maior quantidade de pessoas abaixo da linha da pobreza, com 11,2%. Esse quadro é ainda mais preocupante, quando analisamos os dados sob as perspectivas de gênero e raça, considerando que grande parte das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social são mulheres, em sua maioria mulheres negras e periféricas”, aponta Portela. 

Segundo a parlamentar, a candidatura do PSOL/Rede à Prefeitura do Recife deve cumprir uma função importante, posicionando a Federação na defesa do Governo Lula e à esquerda de João Campos. Além disso, se faz necessário que a candidatura mantenha um contraponto à gestão Raquel Lyra e no combate à extrema direita no Recife.

“Minha trajetória política como candidata a Governadora em 2018, como Vereadora mais votada do Recife em 2020 e como Deputada Estadual eleita em 2022, são reflexos dos avanços democráticos pela ocupação dos espaços públicos por mulheres negras, vistos nos últimos anos”, finaliza.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.