Delegada Gleide Ângelo participa da assinatura da lei para novas Delegacias de Proteção às Mulheres

Saiba mais informações clicando no link

Delegada Gleide Ângelo Delegacia da Mulher Paulo Câmara Eriberto Medeiros
O ano de 2022 começa com uma excelente novidade para as mulheres de todo Pernambuco, pois foi assinada pelo Governador Paulo Câmara a lei que determina a criação de três novas Delegacias da Mulher. A Deputada Gleide Ângelo foi a convidada de honra para o ato, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (06), durante a primeira reunião do Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, em Santo Amaro.

A ampliação do número de delegacias com essa especialidade é uma pauta antiga da deputada. Foram meses de trabalho, com indicações ao Palácio, idas e vindas com reuniões junto aos prefeitos dos municípios de Olinda, na região metropolitana, Palmares, na mata sul, e Arcoverde, no sertão. As cidades foram escolhidas a partir de critérios como a quantidade de registros policiais de crimes praticados contra as mulheres, especialmente os decorrentes de violência doméstica e familiar, casos de feminicídio e de estupro, assim como o quantitativo de medidas protetivas de urgência de solicitadas. Como resultado, a parlamentar também conseguiu com que as gestões municipais reformassem e equipassem os prédios que vão abrigar as novas unidades.

Ademais, a descentralização das Delegacias de Proteção às Mulheres é uma demanda urgente na segurança pública do Estado, afinal, apesar de Pernambuco possuir 184 municípios, além do distrito de Fernando de Noronha, a população conta com apenas 11 unidades dessa especialidade. “Estamos conseguindo levar um dos principais equipamentos públicos de proteção e amparo às vitimas de violência doméstica, familiar e de estupro para mais perto das pernambucanas. Esta é uma necessidade cuja compreensão tive desde o meu primeiro dia como delegada de policia e à qual me empenhei desde meu primeiro momento como deputada estadual”, comenta a parlamentar.

NÚCLEOS— Em sua fala, o Governador Paulo Câmara também atendeu a uma antiga demanda da Delegada Gleide: a criação dos Núcleos de Atendimento à Mulher. Serão salas de acolhimento a serem implantadas nas delegacias municipais das cidades que ainda não foram contempladas com a especializada de gênero. O atendimento será feito por uma equipe técnica multidisciplinar capacitada especialmente para a atenção às mulheres vítimas de violência doméstica, familiar e sexual. ”O dia de hoje é um marco, pois, não houve na história recente de Pernambuco, tantos avanços na política pública de proteção às mulheres. Sou muito grata pelos frutos de todo esse trabalho”, comemora a deputada.

COMENTÁRIOS