conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Câmara Federal

Deputado Clodoaldo Magalhães afirma que PV irá defender manutenção das cotas para ingresso no Ensino Superior

Saiba mais informações clicando no link

Clodoaldo Magalhães
O Partido Verde apresentou ADIN ao Superior Tribunal Federal em desfavor do Art. 7º da Lei Federal n. 12.711/2012, que alterou a Lei Federal n. 13.409/2016, que previa prazo de 10 anos para a  ‘revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior de estudantes pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas’.

PV evidenciou, quando a Lei de Cotas fixa um prazo decenal para a revisão das políticas afirmativas de ingresso nas Instituições de Ensino Superior, deixa de prever, expressamente, a manutenção do sistema de Cotas Raciais até que sobrevenha nova legislação por parte do Congresso Nacional, gerando grave e irremediável insegurança jurídica em relação a um percentual significativo da população brasileira, notadamente da juventude negra e as classes mais vulneráveis da sociedade.

Para o líder, a ação apresentada pela legenda é essencial para a garantia de direitos de parcela expressiva da população. “A Lei das Cotas é um mecanismo que mudou, definitivamente, a composição no Ensino Superior do país. Em conjunto com os deputados da legenda, vamos trabalhar agora para que o Congresso Nacional fortaleça esse instrumento, aprovando matéria que retire esse prazo da lei”, comentou o líder.

O quadro de racismo estrutural vivido em nosso país reforça a temática ventilada na ADIn, no sentido de promover um debate público e a conscientização acerca da realidade de exclusão racial que se manifesta, inclusive, no acesso ao ensino superior público e gratuito, especialmente nas Universidades Federais.

No entendimento da área jurídica do PV, o texto da Lei de Cotas deixa uma lacuna, com risco de retrocessos em um país acometido pelo racismo estrutural.

“O Partido Verde tem demostrado sua relevância para a sociedade quando alerta para inúmeros flagrantes de desrespeito à Constituição, por meio de litigância estratégica, levando às cortes superiores matérias de extrema sensibilidade. Nós, da bancada, seguimos atentos e amparados pela legenda, trabalhando em conjunto para dar as respostas que a sociedade precisa”, finalizou o líder.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.