Deputado Clodoaldo Magalhães e prefeito Janjão celebram importante conquista para Bom Jardim

Depois de receber o Secretário Alberes Lopes e Clodoaldo Magalhães no município, novo prefeito eleito inicia a semana com a expectativa de iniciar a implantação de um espaço para fortalecer os micro e pequenos empreendedores e de implantação de um polo industrial

Parceria entre Simone Santana e Ridete Pellegrino promete bons frutos a Jaqueira
Em Araripina, deputada Roberta Arraes recebe visita do secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes
Palmares – Vereadora Millena Melo articula ações junto a secretário estadual de Trabalho e Qualificação

Foto: Rodolfo Barbosa

A partir desta semana, uma nova história começa a ser escrita no município de Bom Jardim, que caminha para os seus 150 anos de emancipação com a possibilidade de entregar ainda neste primeiro semestre um espaço para abrigar empreendedores, visando a criação de oportunidades e gerando emprego e renda, e com a perspectiva de avançar na implantação do polo industrialdo município. Ontem, a reunião entre o novo prefeito e o Secretário de Trabalho, Qualificação e Juventude, Alberes Lopes, que contou com a participação especial do deputado Clodoaldo Magalhães, selou a instalação da Central de Oportunidades e com programa de financiamento popular para os informais. Uma visita técnica ao município acontecerá na quarta-feira, quando uma equipe da secretaria vai conhecer as instalações para a montagem da central. Na terça-feira, o prefeito terá, ao lado de Clodoaldo Magalhães, uma audiência com o governador para discutir a possibilidade de um aporte para o polo industrial.

O novo espaço para fortalecer e formar de novas cadeias produtivas no município vai oferecer serviços para estimular o empreendedorismo, com quatro instituições operando fisicamente no mesmo prédio: Agência do Trabalho, Ponto de Atendimento da Junta Comercial de Pernambuco, Agência de Crédito e Expresso Empreendedor. Trata-se de uma parceria entre a prefeitura municipal e a secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco. Também esteve na pauta da reunião a possibilidade de estabeler uma parceria entre o município, o governo de Pernambuco e o Sebrae, para identificar as atividades que podem fortalecer os arranjos da cadeia produtiva de Bom Jardim. Na reunião, foi decidida a reativação do Centro Vocacional Tecnológico, para oferecer cursos de qualificação profissional.

Foto: Rodolfo Barbosa

O deputado Clodoaldo Magalhães acredita que, diante da avaliação da equipe de engenharia da  Secretaria de Trabalho na próxima quarta-feira, é possivel que a Central de Oportunidades fique pronta ainda neste semestre. “Essa avaliação do prédio onde vai se abrigar os quatro serviços de atendimento será fundamental para a celeridade do processo”, destacou ele, ressaltando que o diagnóstico que será feito pela equipe do Sebrae em conjunto com com os representante do governo do Estado será possível identificar as vocações locais, novos arranjos produtivos que estimulem a economia local, gerando maior lucro rapidamente para os pequenos empreendedores.  Ele destacou a força do setor de confecção no município, bem como os cursos técnicos que vão ser oferecidos, como conserto de motos, colorimetria, conserto de celulares, design e gastronomia.

A exemplo de Clodoaldo, o prefeito de Bom Jardim destacou que a confecção é uma atividade que vem se expandindo no município e que terá mais estímulo agora para crescer. “Como estamos bem próximos da rota da confecção, há muitas pessoas fabricando. Mas podemos fazer a atividade crescer muito se oferecemos capacitação e ajudar a organizar o setor no município. Temos uma Cooperativa de Costureiras, que tem uma produção muito boa, mas não tem ainda sua marca própria, e pode ter e crescer”, afirmou.

A reunião de Clodoaldo e Janjão com o governador, nesta terça-feira, sucede a reunião que ambos tiveram virtualmente com a AD Diper para discutir ações de infra-estrutura na área de 5 hectares do polo industrial, como energia, questões hidráulicas e contrução de estradas de acesso. Na terça-feira, será debatida a possibilidade de um aporte de crédito para investir na área.

   

COMMENTS