conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

ALEPE

Deputado Joãozinho Tenório celebra a Conscientização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Saiba mais informações clicando no link

Deputado estadual Joãozinho Tenório
Na manhã desta quinta-feira (24), o deputado estadual Joãozinho Tenório realizou na Assembleia Legislativa de Pernambuco, um Grande Expediente Especial para Celebrar a Conscientização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
Instituído pela Lei Federal no 13.585/2017, o período do dia 21 a 28 de agosto tem como objetivo buscar a conscientização da sociedade acerca da luta pelos direitos das pessoas com deficiência, além de divulgar conhecimento sobre as condições sociais dessa população, como meio de transformação da realidade e superação das barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.
De suma importância também citar a dedicação da Federação Nacional das Apaes – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, que produz essa campanha desde 1963. São 60 anos que essas entidades vêm desempenhando um papel fundamental na promoção do bem-estar, educação, saúde e dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, bem como de suas famílias, merecendo, portanto, todo o reconhecimento e homenagens.
De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras, e realizar atividades cotidianas, como as ações de autocuidado. Já as pessoas portadoras de deficiência múltipla, são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações, como as pessoas que têm deficiência mental e física.
Pensando nisso e na importância que é este tema, o parlamentar realizou o Grande Expediente na Casa Joaquim Nabuco onde estiveram presentes compondo a mesa, os deputados estaduais João de Nadegi, José Patriota, Luciano Duque, Eriberto Filho, Renato Antunes, Henrique Queiroz Filho, Jarbas Filho, João Paulo Costa e Cleiton Collins, a presidente da Federação das APAEs de Pernambuco, Maria das Graças Mendes, o deputado Estadual de Alagoas e Membro do Movimento Apaeano, Alesson Loureiro, o Autodefensor Nacional Representante do Estado de Pernambuco, Francisco Matos, a Autodefensora Nacional Representante do Rio Grande do Norte, Tâmara Tamires e a advogada (Direito Previdenciário), Vanessa Gardeney.
Em seu discurso Joãozinho Tenório afirmou que o evento foi para comemorar um marco essencial em busca de mais compreensão, solidariedade, inclusão e empatia. Falou também que não deixa de ser uma convocação para que a sociedade assuma a responsabilidade em criar um ambiente inclusivo e acolhedor, afinal de contas a deficiência intelectual e múltipla abrange uma gama complexa de desafios.
Compreender essas diferenças é um passo fundamental para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde todos possam participar e contribuir plenamente”, disse o deputado.
Na ocasião temas foram debatidos e apresentados pelos componentes da mesa que intensificaram ainda mais a importância da inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e o quanto é importante a Assembleia Legislativa de Pernambuco fazer esse evento como um chamamento para a união de forças junto a sociedade.
Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

ELEIÇÕES 2024

O Blog Ponto de Vista, em parceria com o Instituto França de Pesquisas (IFP), divulgará neste domingo pesquisa sobre a corrida eleitoral em Caruaru....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.