conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Homenagem

Deputado Joaquim Lira homenageia 80 anos de escolas vitorienses em Sessão Solene na ALEPE

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Joaquim Lira
Na noite desta terça-feira (03), a Assembleia Legislativa do Estado prestou uma homenagem às escolas municipais Mariana Amália e Pedro Ribeiro, de Vitória de Santo Antão, que completaram 80 anos de ensino.
A proposta partiu do deputado vitoriense Joaquim Lira, ex-aluno do Mariana Amália, em reconhecimento aos serviços prestados pelas instituições ao longo de oito décadas.
Presidida pelo também vitoriense, deputado Henrique Filho, a sessão aconteceu no auditório Senador Sérgio Guerra, e contou com a presença de professores, diretores de escolas, alunos e ex-alunos, além de representantes do poder executivo, como o secretário de educação, Carmelo Souza, de saúde, Alex Vasconcelos, de Comunicação e Imprensa, Djalma Andrade e de Governo, Mano Holanda, que representou o prefeito Paulo Roberto que está em Brasília para a Marcha dos Prefeitos, além de representantes da sociedade civil.
Além disso, houve a apresentação da orquestra do Centro Musical da Vitória (Cemuvi) e do sanfoneiro Silvinho Cavalcanti, tocando em homenagem à história do município. Ex-alunos e diretores foram homenageados presencialmente e em filmes, apresentados durante a sessão, além da entrega de placas comemorativas.
Fico muito feliz em propor essa homenagem ao Mariana Amália e ao Pedro Ribeiro, porque como vitoriense e ex-aluno, sei da importância dessas instituições na formação de milhares de alunos ao longo dessas oito décadas. Agradeço aos diretores, alunos e ex-alunos, representantes do poder executivo, ao meu colega deputado Henrique Filho pela presença e presidência da sessão, além dos muitos vitorienses que vieram prestigiar esse momento histórico na Assembleia Estadual. Estendo essa homenagem às demais escolas e profissionais de ensino do nosso município pelo excelente trabalho que realizam“, enfatizou Joaquim Lira.
A HISTÓRIA DAS ESCOLAS:
As origens das escolas Mariana Amália e Pedro Ribeiro, remete ao ano de 1943. Em 7 de janeiro daquele ano, o então prefeito à época, historiador José Aragão Bezerra Cavalcanti, criava o grupo escolar Pedro Ribeiro, em homenagem ao capitão-mor da freguesia de Santo Antão e líder do primeiro movimento nativista brasileiro, Pedro Ribeiro da Silva, que em 1710 participou da guerra dos mascates.
Inicialmente o educandário estava localizado na Rua Imperial, 187, bairro onde atualmente está instalado o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão. Na administração do ex-prefeito José Augusto Ferrer foi transferida para o atual prédio.
Ao longo de sua existência, a escola Pedro Ribeiro teve em seu corpo docente brilhantes educadoras. Atualmente, tem como diretora a professora Andrea Maria do Nascimento, e seu corpo docente é composto de 34 professores, e o discente de 792 alunos, ofertando educação infantil, ensino fundamental I e II.
Já a escola municipal Mariana Amália, foi inaugurada em 2 de fevereiro de 1943, também na gestão do ex-prefeito José Aragão Bezerra Cavalcanti, sob a direção da professora Beatriz Carneiro Leão.
O nome da instituição homenageia a figura de Mariana Amália, vitoriense nascida em 17 de janeiro de 1846, que, aos 19 anos, apresentou-se com seu irmão Sidrônio Joaquim do Rêgo Barreto ao conselheiro Lustosa Paranaguá para se alistar no batalhão de voluntários da pátria. Ele como combatente e ela como enfermeira no Hospital de Sangue, durante o conflito em que o Brasil participou, conhecido como Guerra do Paraguai, que culminou com a vitória brasileira em 1 de março de 1870, com a morte do ditador paraguaio Solano Lopez.
Atualmente, a direção da escola municipal Marana Amália é da professora Mayana Stely Silva Sales, e seu corpo docente é composto de 53 professores. O corpo discente é formado de 1.113 alunos. A modalidade de ensino ofertado é Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Educação Especial, inclusive nos turnos matutino e vespertino.
Em 2021, a instituição alcançou o primeiro lugar na rede municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e tem sido uma das escolas de referência no município, fruto do desempenho profissional do seu corpo educacional.
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.