
Igarassu enfrenta uma grave crise na limpeza urbana, que colocou a população vivendo em um cenário de acúmulo de lixo sem precedentes. Durante as festas de final de ano, a prefeitura realizou uma troca emergencial da empresa responsável pela coleta de resíduos, sem apresentar justificativa clara. A consequência foi o caos: lixo acumulado pelas ruas, riscos à saúde pública e indignação da população.
O novo contrato com a empresa substituta revela uma disparada nos custos. Estima-se que os gastos ultrapassem R$ 25 milhões em 2025, um aumento expressivo comparado aos valores anteriores. Dados do sistema Tome Conta do Tribunal de Contas do Estado já mostravam um aumento nas despesas sem nenhuma justificativa, no último ano da gestão de Mário Ricardo 2020 o gasto foi de R$ 8.724.931,26 e com a atual gestão os números subiram astromicamente:
• 2021: R$ 12.125.014,44
• 2022: R$ 14.638.040,44
• 2023: R$ 16.436.652,54
• 2024: Valores ainda não divulgados, mas com expectativa de serem ainda maiores.
Esse aumento exorbitante reforça a necessidade de uma auditoria urgente pelos órgãos de controle. É inadmissível que a população pague o preço de uma gestão marcada pela falta de planejamento e falta transparência.
Além do impacto financeiro, o lixo acumulado representa um grave problema sanitário. A população de Igarassu merece respeito e soluções efetivas para essa situação que compromete o bem-estar e a qualidade de vida de todos.
É hora de cobrar explicações e exigir responsabilidade com o dinheiro público e com a saúde da cidade.























