Deputado Ossesio Silva participa do VI Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa

Saiba mais informações clicando no link


O deputado federal e secretário nacional do Idosos Republicanos, Ossesio Silva, participou do VI Fórum Social Mundial da População Idosa. O evento foi sediado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), entre os dias 25 e 29 de janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da casa.
O evento teve o objetivo de garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, dar um enfoque multidimensional de oportunidades para os idosos a partir de uma ressignificação do envelhecimento ativo e repensar a situação desse público no período pós-pandemia. Além disso, também serviu como preparação para a III Assembleia Mundial sobre Envelhecimento da ONU, que acontecerá em 2022.
O tema central do evento foi “O que os idosos podem esperar no período pós-pandemia”.  Na programação palestrantes internacionais e nacionais também contemplaram a abordagem de outros assuntos importantes relacionados à educação, cultura, segurança e envelhecimento humano.
Na abertura do fórum, Ossesio Silva agradeceu pelo convite e lembrou da importância de momentos como estes com o intuito de debater e buscar soluções para a pessoa idosa neste cenário de grave crise gerada pela pandemia da Covid-19.
Para Ossesio Silva os desafios futuros não serão fáceis mais a esperança é que os idosos voltem a ter uma rotina normal. “Minha expectativa é que os idosos tenham a liberdade de volta, podendo abraçar o seu neto, filhos e amigos. Nós estamos em um país com grande calor humano, diferente de países europeus e ficar distante das pessoas é muito difícil para os brasileiros. A expectativa para os próximos meses é grande, principalmente agora com a chegada da vacina”, lembrou o parlamentar.
O vereador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa idosa de Porto Alegre, AlvoniMedina, do Republicanos (RS), em parceria com a Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (ANAPPS), também participou do evento por meio de uma live sobre “As perspectivas que os idosos podem esperar no período pós-pandemia”.  “ Acredito no diálogo para a construção e eficácia de políticas públicas para a população idosa da nossa cidade”, declarou Medina.
Durante as agendas no estado, Ossesio participou de um momento importante para os idosos que foi a cerimônia de assinatura do Pacto Nacional de Implementação da Política da Pessoa Idosa. Um dos objetivos do pacto, é incentivar a criação de conselhos municipais e do fundo do idoso.
Ainda participaram do evento o governador em exercício, o deputado Ernani Polo; o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa; o secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild; a delegada e diretora da Divisão de Proteção ao Idoso e Combate aos Crimes da PCRS, Cristiane Ramos e o secretário-chefe da Casa Civil, Otomar Vivian; entre outras lideranças.

COMENTÁRIOS