Deputado Romero Sales Filho celebra conquista de emissão da carteirinha para autistas de indicação de sua autoria na ALEPE

Saiba mais informações clicando no link

Deputado estadual Romero Sales Filho

Uma das causas abraçadas pelo deputado estadual Romero Sales Filho (UB), tem mais uma conquista garantida para as pessoas que tem o transtorno do espectro autista (TEA). Cidadãos que têm o direito já podem emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que foi uma indicação do parlamentar feita em maio de 2022, e sancionada pelo Estado no último mês de dezembro. Agora, na gestão da governadora Raquel Lyra, a iniciativa começa a beneficiar milhares de pessoas que estão dentro do espectro e terão esse direito assegurado. Com a carteirinha, o usuário terá prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social em todo o território do estado de Pernambuco.

“Eu conversei com muitas famílias que me relataram essa dificuldade de atendimento, pois, dependendo do grau de autismo que a pessoa possui, é necessário ser atendido com o máximo de brevidade. Essa carteira é uma garantia de direito para que essas pessoas e suas famílias tenham maior qualidade de vida e sejam respeitados nesses estabelecimentos e serviços, seja público ou privado”, afirmou Romero Sales Filho, que no trabalho como parlamentar, já defendeu e garantiu outras conquistas voltadas para pessoas com TEA. Exemplos disso, foram os Projetos de Lei, aprovados pela ALEPE, que dá direito às vagas especiais de estacionamento aos cidadãos que estão no espectro Autista, ou possuem Síndrome de Down, microcefalia e demais deficiências intelectuais ou múltiplas (de 2020); e o que assegura a permanência de acompanhante durante o internamento em unidades de saúde, sejam da rede pública ou privada (de 2021).

Para Josenilda Maria, mãe da pequena Esther, de 11 anos, que possui autismo, “a carteirinha é um ganho muito importante e vai ser de grande facilidade. Acredito que pode ajudar muito sim, pois, nós temos que nos deslocar para muitas consultas e atendimentos e, se para nós que esperamos já é cansativo, imagina para as crianças que possuem autismo”, observou.

Saiba como emitir: A emissão da Ciptea é feita pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, por intermédio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD). Para isso, basta acessar o site da secretaria (www.sdscj.pe.gov.br) e preencher o formulário com dados da pessoa com autismo e do seu responsável. Serão solicitadas informações de RG, CPF, comprovante de residência, laudo médico, foto da pessoa com autismo, além do RG e CPF do responsável. A emissão do documento é gratuita e a validade é de cinco anos, em todo o território estadual.

COMENTÁRIOS