O deputado estadual Waldemar Borges (PSB) criticou a decisão da administração de Fernando de Noronha de autorizar a instalação de painéis de LED na ilha. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar classificou a medida como “inadmissível” e afirmou que ela representa um risco ao futuro do arquipélago, reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.
Borges iniciou seu posicionamento lamentando o cenário político-administrativo da ilha. Segundo ele, há “praticamente dois anos de paralisia administrativa na ilha”, situação que levou a governadora a “apresentar iniciativas de gestões passadas, insinuando que eram iniciativas da sua gestão”, além de uma “sucessão muito tumultuada”. Para o deputado, a autorização para a instalação dos painéis representa “um ataque ao principal atrativo da ilha: sua beleza natural” e “pode significar que a gente está começando a inviabilizar o futuro da ilha”.
O parlamentar reforçou que a vocação de Noronha é o turismo ecológico e que a preservação da paisagem é essencial. “Essa ilha vive das suas paisagens, da sua beleza natural única no mundo. Vocês já imaginaram o que é o turista chegar lá e não poder ver o Morro do Pico, não poder ver, enfim, os Dois Irmãos, não poder ver toda essa exuberância que a ilha nos oferece? A gente não pode aceitar isso”, declarou.
Borges também manifestou solidariedade aos moradores da ilha e afirmou que buscará medidas para reverter a autorização. “Quero dizer que vou percorrer os caminhos todos possíveis pra gente evitar esse tipo de agressão que seria fatal para Fernando de Noronha”, concluiu.


























