conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

PLENÁRIO

Deputados exaltam Dia da Consciência Negra

Foto: Roberto Soares/Alepe

A urgência em enfrentar as diferentes manifestações de discriminação e preconceito racial foi tema de diversos discursos no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta segunda-feira (20), em celebração ao Dia da Consciência Negra.

Doriel Barros (PT) foi o primeiro a abordar esse tópico, destacando a luta dos movimentos sociais em prol da expansão dos direitos da população negra no país. Lamentou também a persistência no Brasil do hábito de avaliar as pessoas com base na cor da pele.

“O DNA de uma pessoa branca e de uma pessoa negra, por exemplo, varia menos de 0,1%. Então, não tem porque a gente avaliar alguém pela cor da sua pele, pelo seu cabelo, pelos seus olhos, e é isso que acontece diariamente no nosso país. Há ainda muita situação de desigualdade, de preconceito e de discriminação. Nós precisamos superar tudo isso”, afirmou.

Rosa Amorim (PT) também relembrou a importância da data, enfatizando a necessidade contínua de avançar na batalha contra o racismo estrutural e em prol do respeito e dignidade da população negra no Brasil. A deputada elogiou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por aprovar o projeto de lei que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, sancionado em junho deste ano. Além disso, destacou a realização, na última semana, da primeira Jornada Antirracista na Alepe, um evento que reuniu artistas, pesquisadores e membros da sociedade civil para discutir o tema.

Dani Portela (PSOL), líder da Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ressaltou a impossibilidade de ignorar os impactos do racismo em diversas esferas, destacando que a população negra é a mais afetada pelos piores indicadores sociais.

“O racismo impacta na política pública de moradia. Os negros representam a maior parte da população em situação de rua e em vulnerabilidade social. O racismo também impacta na questão de geração de emprego e renda. Hoje, quase 40% da população negra vive na informalidade do trabalho. O desemprego no nosso país tem o rosto de uma mulher negra de baixa escolaridade”, assinalou.
Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.