conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Recife

Dia D: Recife monta rede com 175 postos para ofertar 17 imunizantes à população

por Letícia Lima

O Dia D da Multivacinação acontece neste sábado (21), e a Prefeitura do Recife montou uma superestrutura, reforçando e descentralizando a oferta do serviço nos oito Distritos Sanitários da cidade.

Ao todo, 160 salas de vacinação, mais dez postos volantes e cinco centros de vacinação estarão abertos para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacinação. Nesses locais, serão ofertados 17 imunizantes específicos para esta faixa etária. A abertura oficial acontecerá às 11h30, na Upinha Dra. Fernanda Wanderley (Rua Uriel de Holanda, 300, Linha do Tiro), com a presença do prefeito João Campos, da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e representantes do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS).

O Dia D integra a Campanha Nacional de Multivacinação, mobilização que visa chamar a atenção para a importância da imunização, tanto para proteção do indivíduo como para a saúde da população como um todo. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, atingindo a meta de 95% preconizada pelo MS.

“Coberturas baixas podem ocasionar o surgimento de grupos desprotegidos contra enfermidades que podem ser evitadas e, com isso, elevar o risco de reintrodução de doenças já consideradas erradicadas em nosso território. Por isso, dizemos que a vacinação vai muito além da proteção individual. É um pacto social. O Recife vem lançando mão de várias estratégias para alcançar mais pessoas: todas as salas abertas, horários estendidos de funcionamento de postos, disponibilização de doses em shoppings, com toda a comodidade, postos itinerantes nos finais de semana, busca ativa por parte dos agentes comunitários de saúde e vacinação nas escolas e creches. Mas, nada disso surtirá efeito se não houver adesão, o exercício da cidadania e o cuidado por parte dos responsáveis com suas crianças e adolescentes”, diz a secretária Luciana Albuquerque. A lista completa dos locais por ser conferida neste link https://bit.ly/CampanhaDiaD2023.

O público de até 7 anos de idade poderá receber os imunizantes BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, hepatite A, DTP, Influenza e Covid-19. Os demais podem tomar as vacinas de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, dT, meningocócica ACWY conjugada, HPV, Influenza e Covid-19. A expectativa é contemplar 46,5 mil crianças e adolescentes ao longo da campanha, o que equivale a 15% de toda a população abaixo de 15 anos no Recife. Os postos volantes, as salas e os centros de vacinação estarão priorizando este público-alvo durante a campanha.

No Recife, as ações tiveram início no dia 7 de outubro e seguem até o dia 29, com salas funcionando durante a semana das 8h às 17h, cinco centros de vacinação abertos de domingo a domingo, além de oito unidades de saúde funcionando em horário estendido até as 21h, de segunda a sexta. Já nos finais de semana, são 56 postos itinerantes, das 8h às 17h. Profissionais de saúde também estão levando os imunizantes a 46 escolas municipais, estaduais e privadas para aplicação, previamente autorizada, nas próprias instituições de ensino. A campanha soma, até o momento, 12.306 doses aplicadas e total de 5.348 pessoas vacinadas na capital pernambucana.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.