Doutora Nadegi devolve companhia da Polícia Militar ao povo de Aldeia e região

Saiba mais informações clicando no link

Desativada desde 2018, na gestão passada, a 3ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar voltou ao município de Camaragibe nesta quarta-feira (17) por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a instituição. A unidade, onde funcionará também um posto da Guarda Municipal, fica situada no quilômetro 10,5 da Estrada de Aldeia, no Parque Aldeia dos Camarás.

A iniciativa faz parte do Programa Camaragibe Mais Segura e tem o objetivo de prevenir e combater a criminalidade por meio da fiscalização e orientação. Participaram da cerimônia simbólica de reativação, além da prefeita Doutora Nadegi e do subcomandante geral da PMPE, Coronel André Pessoa Cavalcanti, o vice-prefeito Délio Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo André, e Hiroaki Sano, Cônsul-Geral do Japão no Recife.


A 3ª Companhia foi implantada com uma Central de Videomonitoramento e Policiamento Comunitário, inspirado no sistema Japonês Koban de vigilância local, integrado com a Guarda Municipal e os conselhos Comunitários de Segurança. Durante atuação, visando o modelo no sistema Koban, os policiais que patrulham o perímetro delimitado produzem relatórios com os resultados alcançados, dificuldades e ideias para solucionar problemas de segurança.

A prefeita comemorou a reativação da unidade. “Fico muito feliz quando Camaragibe avança em qualquer área. Na segurança pública não seria diferente. Agradeço à Polícia Militar e a todos os envolvidos nessa conquista. Acredito muito na união de esforços que tenham como objetivo melhorar a vida das pessoas. Segurança se faz em conjunto. E hoje damos um passo importante no nosso município nessa área. Estamos sempre à disposição para ajudar e trazer mais equipamentos de segurança para Camaragibe. Estamos sempre dispostos a ampliar ainda mais essas ações”, comemorou a Doutora Nadegi.

Ao todo, estão disponíveis 20 policiais, duas viaturas e duas motos, que vão garantir a segurança da população de bairros como Aldeia, Oitenta, Borralho, Vera Cruz, Peroba e Tabatinga. A Guarda Municipal de Camaragibe dará apoio na Central de Videomonitoramento e com as brigadas ROMU, Maria da Penha, Ambiental, Trânsito e Comunitária, bem como nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança.

O subcomandante geral da PM ressaltou a importância do Koban em Camaragibe. “Vamos trazer a comunidade para construir junto com a gente. Todo mundo empenhado nesse projeto que não é apenas da Polícia Militar. É uma soma de esforços do poder público, da PM e da comunidade, porque segurança é responsabilidade de todos. Tenho certeza que, daqui para frente, vamos colher bons frutos dessa iniciativa. Agradeço à prefeita Doutora Nadegi e ao secretário de Segurança, Coronel Rossini, pelo apoio, força e empenho; o compromisso e a vontade de fazer”, pontuou o coronel Cavalcanti.

Também presente no ato simbólico, o presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia, Herbert Tejo, comemorou a efetivação do projeto. “Isso é fruto de muito trabalho e parceria. Esse momento é muito importante. Agradecemos à prefeitura, à Polícia Militar e a todos envolvidos; também ao deputado estadual Aluísio Lessa, que já havia destinado recursos para estruturar essa conquista”, frisou.

COMENTÁRIOS