conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

2024

ECONOMIA – Mercado financeiro reduz previsões para inflação e câmbio

Foto: Marcello Casal Jr/ABr

O mercado financeiro revisou para baixo, pela terceira semana consecutiva, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país. Conforme o Boletim Focus divulgado nesta terça-feira (26), a estimativa é que o ano encerre com uma inflação de 4,46%, comparada a 4,49% da semana anterior.

Esse boletim, divulgado semanalmente pelo Banco Central, reflete as expectativas das instituições financeiras em relação aos principais indicadores econômicos. A tendência de redução na inflação também se estende para o ano de 2024, com uma previsão de 3,91%, ligeiramente abaixo dos 3,93% estimados na semana anterior.

É importante destacar que a expectativa para 2023 está acima do centro da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. O Banco Central, visando atingir essa meta, utiliza a taxa básica de juros (Selic) como principal instrumento, atualmente fixada em 11,75% ao ano para 2023 pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Quanto à taxa Selic, o mercado financeiro projeta uma redução ao longo do tempo, indicando uma previsão de 9% ao ano para o final de 2024, em comparação com os 9,25% estimados na semana anterior. As projeções para 2025 e 2026 apontam para uma Selic de 8,50%.

O Boletim Focus também revela estabilidade nas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB), com uma estimativa de crescimento de 2,92% para 2023. Em relação ao dólar, prevê-se uma queda, com a moeda norte-americana fechando o ano de 2023 em R$ 4,90, indicando uma redução em relação às projeções anteriores.

Essas previsões do mercado financeiro refletem as expectativas atuais e estão sujeitas a alterações conforme as condições econômicas evoluem.

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.