O Hospital do Câncer de Pernambuco agora conta com um novo equipamento que promete agilizar o atendimento dos pacientes do local. A compra do Acelerador Linear foi viabilizada pelo deputado Federal Eduardo da Fonte (PP), através de emenda parlamentar. O HCP será a única unidade de saúde do SUS a dispor de um equipamento com essa tecnologia em Pernambuco.
A previsão é de que em seis meses o novo acelerador linear já esteja disponível e permitindo um aumento de 50% no número de atendimentos na unidade de saúde, que hoje é de 172 pacientes por dia.
Além de ampliar a capacidade de atendimento no Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP), que atualmente conta com uma média de 420 pacientes aguardando o início do tratamento, a tecnologia empregada no novo Acelerador Linear também possibilita a redução da quantidade de sessões em alguns tratamentos, como no caso do câncer de próstata, utilizando uma abordagem chamada hipofracionamento, que diminui o número de sessões de 36 para 20. Essa inovação não apenas oferece um tratamento mais eficiente, mas também permite doses menores nos órgãos circunvizinhos, potencialmente reduzindo a probabilidade de efeitos colaterais.
O investimento para a aquisição do Acelerador foi de R$ 6.491.264,00. “Trabalhar para modernizar os equipamentos dos hospitais 100% SUS de Pernambuco é uma grande motivação para o nosso trabalho no Congresso Nacional”, ressaltou o parlamentar.
