Em Bezerros, governadora Raquel Lyra entrega quinto Parque Ambiental Janelas para o Rio

Saiba mais informações clicando no link

Raquel Lyra Bezerros Lucielle Laurentino Priscila Krause Meio Ambiente
Em agenda que integrou as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a governadora Raquel Lyra inaugurou, na tarde desta segunda-feira (5), o Parque Ambiental Janelas para o Rio do município de Bezerros, no Agreste do Estado. O projeto foi elaborado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca. A vice-governadora Priscila Krause e a prefeita da cidade, Luciele Laurentino, acompanharam a gestora na solenidade.
 
“Durante muito tempo as cidades viraram as costas para os rios. Hoje, quase vinte mil metros quadrados de área estão sendo entregues à população e nós também fizemos a soltura de diversos animais silvestres, pássaros e tantos outros que foram devolvidos ao seu habitat natural. Não há crescimento sustentável sem cuidar da natureza. E eu fico muito feliz de poder estar aqui entregando mais um parque. Fizemos isso em Escada, agora em Bezerros e um pouquinho mais para frente vamos entregar o parque de Caruaru”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
O Parque Ambiental Janelas para o Rio é um equipamento destinado à prática de atividades de lazer e esportes. O valor total do projeto foi de R$ 5,3 milhões, viabilizados através de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com gestão da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento. Com uma área total de 19 mil metros quadrados, o espaço é equipado com quiosque, sanitários, lanchonete, playgrounds, pista de corrida, academia da terceira idade, pórtico, portaria, bloco de educação ambiental e sementeira.
 
“Os parques foram idealizados logo após as enchentes do ano de 2010, quando o acúmulo de chuvas e o transbordamento dos rios afetaram principalmente os municípios da Zona da Mata Sul do Estado. Surgiu, então, a ideia de revitalizar as áreas ribeirinhas destas cidades, promovendo espaços de conscientização ambiental e lazer para a população que vive nas áreas banhadas pelo Rio Ipojuca”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, Almir Cirilo.
 
Este é o quinto Parque Ambiental construído nos municípios banhados pelo Rio Ipojuca e tem a proposta de aliar áreas de convivência a iniciativas de preservação ambiental e proteção do rio. Até o momento já foram entregues os parques de Gravatá, São Caetano, Belo Jardim e Escada, sendo dois deles apenas nos primeiros cinco meses de gestão Raquel Lyra. O sexto parque, na cidade de Caruaru, tem previsão de ser entregue ainda neste ano.
 
Durante a inauguração, 168 animais silvestres que estavam sob os cuidados da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres  (Cetras Tangara), no Recife, foram transportados para Bezerros e devolvidos à natureza. Foram soltas 22 espécies de aves, sendo as patativas a maior quantidade delas. Também foram soltos iguanas, cágados e jacarés-do-papo-amarelo, que passaram a fazer parte do habitat natural do local.
 
“Este é um dia muito simbólico, principalmente porque o parque foi entregue por um governo que efetivamente tem dado importância à preservação do Meio Ambiente e mostrado isso em atos concretos. Agora, a gente soma isso à conservação da nossa fauna, da nossa flora e essas ações têm um potencial transformador muito grande”, comentou a secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ana Luiza Ferreira.
 
Também acompanharam a agenda o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede, e a presidente da Apac, Suzana Montenegro. O deputado federal Mendonça Filho e os estaduais França Hacker e Joãozinho Tenório também estiveram presentes, além de vereadores e prefeitos de municípios vizinhos.

COMENTÁRIOS