
Deputado Joel da Harpa (PL)
Após passar por São Paulo onde cumpriu ampla agenda, o Deputado Joel da Harpa seguiu para Brasília (DF). Preocupado com o futuro do Cabo de Santo Agostinho, ele de olho na Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça. A ideia é viabilizar a vinda da Força Nacional para o Cabo, visando realização de um trabalho semelhante ao de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
“Entre 2019 e 2021, período que tivemos a presença da Força em Paulista, houve uma redução significativa dos assaltos e assassinatos”, explica o parlamentar. Os números mostram a redução nos crimes violentos letais intencionais em Paulista. Foram registrados 127 assassinatos em 2018, diminuiu para 88 em 2019 e chegou a 84 em 2020. Em 2021, houve 22 homicídios no município, sendo 7 em janeiro, 6 em fevereiro e 9 em março.
A Força Nacional é acionada em situações de emergência e calamidade pública para dar apoio aos órgãos de segurança. Em Paulista, a ação era realizada em parceria com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros e o Departamento Penitenciário Nacional. O trabalho da Força Nacional foi voltado para repressão aos homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar), mas também aos crimes como: feminicídios, estupros, extorsão mediante sequestro, latrocínio, roubo à mão armada.
