por Letícia Lima
Temas de interesse da população pernambucana para o desenvolvimento do Estado foram debatidos pela governadora Raquel Lyra, nesta quarta-feira (25), em Brasília, em reunião com senadores, deputados federais e ministros. A chefe do Executivo estadual apresentou aos políticos pernambucanos projetos de obras nas áreas de infraestrutura, mobilidade e transporte e, de forma conjunta, repasses articulados de emendas parlamentares para garantir a continuidade de ações prioritárias para o Estado.
O encontro contou com a presença de três senadores, 21 deputados federais e três ministros pernambucanos.
“Este é o segundo encontro que fazemos para discutir as perspectivas para o próximo ano. Apresentamos os projetos prioritários que foram discutidos com toda a população e lideranças políticas. Ainda solicitamos apoio por meio das emendas de bancadas e indivíduos, para que possamos ter necessidade de fazer com que as obras aconteçam na vida de todos os pernambucanos”, explicou a governadora. “Discutimos, ainda, a reforma tributária e temas que são sensíveis a Pernambuco, como por exemplo a renovação de benefícios e incentivos fiscais da indústria automobilística; e a capacidade que os estados terão de opinar sobre os rumores dos tributos do Brasil nos próximos anos. Estamos todos caminhando na mesma direção para conseguir mudar a vida do pernambucano para melhor”, completou Raquel Lyra.
O líder da bancada de Pernambuco na Câmara, Augusto Coutinho, ressaltou que, para além das bandeiras partidárias, os deputados federais estão unidos em prol do Estado. O senador Humberto Costa destacou que os recursos investidos no Estado fazem parte da integração entre os poderes.
Alguns dos temas tratados pelo grupo foram a construção do trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape da Transnordestina; a conclusão da 1° etapa da Adutora do Agreste; o Arco Metropolitano, no trecho Sul entre a BR-101 e BR-232, com 24,48 quilômetros de extensão; a conservação da BR-232, no trecho entre Recife e Caruaru, que liga a capital ao interior; e obras de restauração e requalificação da rodovia PE-060, em um trecho de 86 quilômetros entre Ipojuca e a divisa com o estado de Alagoas.