Em reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, Raquel Lyra articula parcerias e investimentos para o estado

Para a governadora, a integração dos portos irá melhorar o escoamento de mercadoria e alavancar arranjos produtivos locais.

Raquel Lyra Ministro Márcio França
Com o objetivo de discutir investimento em infraestrutura de arranjos estratégicos para a economia de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra recebeu, na tarde desta quinta-feira (16), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, foi apresentada pela chefe do Executivo a necessidade da conclusão da Transnordestina incluindo o ramal que chega até o Porto de Suape, a fim de melhorar a balança comercial pernambucana.
 
“Pernambuco precisa se reposicionar no cenário brasileiro. Para passar a ser parte da solução do Brasil. E isso passa pela infraestrutura logística. Falamos sobre portos, aeroportos e a necessidade da Transnordestina para que a gente possa garantir investimentos estruturadores no nosso estado e, com isso, trazer oportunidade de renda e trabalho para a nossa gente. Solicitamos uma agenda em Brasília para podermos levar nossos pleitos e detalhar com mais profundidade e buscar as soluções necessárias”, afirmou Raquel Lyra.
 
Durante a visita a Pernambuco, o ministro realizou uma vistoria nas obras do Aeroporto Internacional do Recife e fez visita técnica no Porto do Recife, onde foram discutidas questões relacionadas à profundidade do deck para atracamento de navios de transporte de passageiros, como transatlânticos. Em seguida, Márcio França sobrevoou o Complexo Industrial Portuário de Suape, onde discutiu sobre a dimensão e a lógica operacional do Porto.
 
O ministro destacou a importância estratégica da necessidade de conclusão da Transnordestina. “Pernambuco não pode ficar trás e nós vamos brigar por isso. Temos questões relacionadas ao Aeroporto Internacional do Recife, que é um HUB, vital para o mundo todo. E Pernambuco tem um porto localizado bem no Centro que é bem importante pela questão da volta dos grandes transatlânticos e, em especial, o porto de Suape, que é uma área muito grande e a gente tem que garantir que a ferrovia chegue até lá para que Pernambuco possa se desenvolver cada vez mais”, defendeu o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
 
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o encontro serviu para encaminhar algumas parcerias que possam ser executadas nos empreendimentos. “Colocamos em pauta alguns pontos de intersecção entre o estado de Pernambuco e o Ministério de Portos e Aeroportos para poder construir uma agenda propositiva de trabalho. Saímos daqui hoje com a porta aberta e uma rota de como a gente irá construir soluções que impactam a vida do povo pernambucano”, comentou.
 
Também participaram do encontro o prefeito do Recife, João Campos e o presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot.

COMENTÁRIOS