A educação pública do município de Paudalho foi reconhecida pelo Governo do Estado com o primeiro lugar, obtendo a nota mais alta no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEPE) 2023 para os anos finais (6º ao 9º) de toda a Zona da Mata Norte de Pernambuco. Para conquistar o feito, Paudalho se destacou nas duas categorias da premiação: maior crescimento e melhor desempenho, liderando o ranking em ambas as áreas. Além disso, comprovando ainda mais os resultados do investimento feito na Rede Municipal de Ensino, a cidade também conquistou o quarto lugar para os anos iniciais (1º ao 5º).
Os resultados foram divulgados na sexta-feira (28) pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes. ”Nós estamos felizes porque durante todos esses anos de trabalho, nosso foco sempre foi melhorar a qualidade do ensino e por isso investimos na construção e reconstrução de novas escolas, creches, mas também na parte pedagógica com a capacitação de professores, novos programas e projetos, a aquisição de livros de alta qualidade, tablets, apoiadores e um Centro Cognitivo para crianças com múltiplas deficiência e transtornos, ou seja uma rede de apoio aos nossos estudantes. O resultado não poderia ser outro, hoje podemos dizer sim que Paudalho tem educação de qualidade”, comentou o prefeito da cidade, Marcelo Gouveia.
O que é o Índice?
O IDEPE foi criado pelo Governo de Pernambuco para avaliar o ensino básico nas escolas públicas, possibilitando o planejamento de políticas que visem a melhoria da educação. O cálculo anual tem como base o desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE) e na Taxa de Aprovação. O desempenho corresponde à média da performance dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, resultante dos testes elaborados no SAEPE, que mede anualmente o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado.