
Deputado estadual Eriberto Filho (PSB)
A decisão da governadora Raquel Lyra de transferir a sede do 20° Batalhão da Polícia Militar do município de São Lourenço da Mata para a cidade de Camaragibe foi alvo de duras críticas por parte do deputado estadual Eriberto Filho (PSB). “Entendemos que a cidade de Camaragibe tem total direito de reivindicar melhores estruturas de segurança, e reforçamos que esta não é uma crítica ao município, mas sim à forma como o Governo do Estado está conduzindo essa decisão — sem observar critérios técnicos, como os dados da própria Secretaria de Defesa Social, que apontam que São Lourenço da Mata tem registrado índices mais elevados de violência do que Camaragibe nos últimos anos”, destacou o parlamentar.
O deputado também aproveitou para comparar os alarmantes índices de criminalidade nos dois municípios. “Só em 2023, o levantamento da SDS aponta Camaragibe com uma taxa de 44,59 CVLI/100 mil habitantes, enquanto São Lourenço da Mata apresentou uma taxa de 59,88 CVLI/100 mil habitantes. Em números absolutos, no ano de 2024, Camaragibe acumulou 68 homicídios, enquanto São Lourenço da Mata somou 86. Não podemos admitir que o município perca um equipamento de segurança tão essencial em um momento tão delicado. Decisões como essa devem ser tomadas com base em critérios técnicos e com diálogo com a população — e não de forma política ou arbitrária”, registrou.
Aliado do prefeito Vinicius Labanca e principal representante de São Lourenço da Mata no Legislativo Estadual, Eriberto Filho exaltou as ações que o gestor tem realizado para o enfrentamento da violência. “Sabemos que o município tem feito sua parte para ampliar a segurança da população. A gestão municipal reforçou o efetivo da Guarda Civil Municipal e implementou medidas relevantes, como a iluminação em LED em toda a cidade e o investimento constante em espaços de convivência. No entanto, é indispensável que o Governo do Estado também assuma sua responsabilidade. A presença da Polícia Militar é fundamental para combater a criminalidade e garantir mais segurança ao povo”.
Para finalizar, o deputado reforçou o pedido para que a governadora “reavalie essa decisão, levando em conta a realidade local, os dados oficiais e, principalmente, ouvindo quem vive, trabalha e luta todos os dias por uma cidade mais segura. São Lourenço da Mata precisa — e merece — seguir contando com a presença da Polícia Militar”.
CONFIRA AINDA:
Eduardo da Fonte defende permanência do 20° Batalhão da PM em São Lourenço da Mata

























