A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) celebrou, nesta terça-feira (12), os 25 anos da Escola do Legislativo de Pernambuco (Elepe). A programação incluiu palestras, apresentações culturais e depoimentos de personalidades que marcaram a história da instituição.
Durante o evento, o superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, ressaltou o compromisso da Escola em oferecer conhecimento e capacitação a servidores, parlamentares e à população em geral, reforçando seu papel fundamental na formação cidadã e no apoio ao trabalho legislativo.
“Desde sua criação, em 1999, a Elepe tem se dedicado a promover o desenvolvimento profissional e a educação cidadã, aproximando o poder legislativo da sociedade com foco na capacitação continuada de servidores e parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco”, pontuou. O gestor da Escola também destacou que ela foi a segunda escola do Legislativo a ser criada no Brasil e a primeira no Nordeste.
Professora de formação, a deputada Dani Portela (PSOL), falou da importância da Elepe na educação continuada dentro e fora do poder legislativo.
“25 anos são mais de duas décadas de consolidação, de uma construção, em como a Escola fortalece o poder legislativo. Fico muito feliz de chegar aqui e ser recepcionada por um espaço de formação em meu primeiro mandato, pois eu estou como deputada, mas sou professora de formação. Uma professora de história, uma alfabetizadora que sempre está querendo ensinar e aprender simultaneamente, e assim compreende a importância da Elepe em facilitar as formações”, afirmou.
O chefe de gabinete Pedro Paiva esteve presente na reunião representando o deputado Álvaro Porto (PSD), presidente da Alepe. Ele salientou a importância da qualificação profissional fornecida pela Escola Legislativa.
“Através de cursos profissionalizantes e qualificação, a Elepe cumpre um papel social que vai além da sala de aula. Ela promove inclusão, oportunidade e o empoderamento do cidadão, construindo caminhos para o futuro com responsabilidade e compromisso, exercendo um papel essencial no fortalecimento da cidadania e na construção de uma sociedade mais consciente e participativa”, destacou.