Estudantes com deficiência de Jaqueira recebem professor em casa para não ficar sem aula

Saiba mais informações clicando no link

Secretaria de Educação da cidade da Mata Sul, criou formato de ensino para levar conhecimento para todos alunos com transtornos especiais – Foto: Laercio Silva/divulgação

Aproximadamente 90% dos alunos da rede municipal de ensino de Jaqueira, na Mata Sul, já voltaram a frequentar presencialmente a sala de aula.  De acordo com  a secretaria de Educação da cidade, atualmente, apenas os estudantes com deficiência não estão frequentando a escola por decisão dos pais em razão da fragilidade de crianças e adolescentes com autismo, síndrome de down e outros transtornos.

De acordo com Ridete Pellegrino, prefeita de Jaqueira, para atender este público, a secretaria de Educação está desenvolvendo um formato de adaptação para levar o ensino. “Com essa metodologia, os cuidadores, que são professores de apoio, levam atividade até à casa do estudante que tem uma condição de saúde fragilizada”, detalha.

Segundo Gildacy Matias, secretária de Educação da cidade, a educação inclusiva permite a presença do cuidador na casa do aluno com todos os cuidados necessários para combater a COVID-19. “Este professor de apoio garante a realização das atividades escolares dos estudantes através do AEE (Atendimento Educacional Especializado); o apoio essencial dos familiares é de extrema importância para o processo de ensino aprendizagem”, detalha a secretária.

É o caso de Maria José Alves, mãe de Eudair Júnior, de 10 anos, que é autista, e está matriculado no 4º ano da Escola Vovó Dorinha, no Alto da Bela Vista, mesmo bairro onde o estudante mora com a família.

“Lembro que de fevereiro até julho eu ia à escola pegar as atividades para meu filho fazer em casa. Desde que o as aulas voltaram a acontecer presencial que a professora vem até nossa casa,” conta a mãe, Maria José ao revelar que o filho gosta muito de estudar e que frequenta o ambiente escolar desde os 4 anos de idade.

COMENTÁRIOS