conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Destaque

Filme do cineasta Rogério Sagui contará história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Filme do cineasta Rogério Sagui contará história da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

A apaixonante história de Plínio e Diva Pacheco, idealizadores e construtores da cidade teatro de Nova Jerusalém em Pernambuco, onde há 55 anos é realizado o mega espetáculo da Paixão de Cristo, será contada em um longa-metragem dirigido pelo cineasta, roteirista e produtor Rogério Sagui.

Diretor de obras como a novela global Mar do Sertão, a série Luz, do Netflix e a novela Dona Beja, do canal HBO, Sagui esteve, no último sábado, em Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife, para assistir ao espetáculo e se reunir com o produtor cultural e coordenador geral do espetáculo, Robinson Pacheco.

No encontro, foram traçados os planos para a viabilização do filme. Segundo Rogério Sagui, já está sendo formada uma equipe de quatro a cinco profissionais sob sua coordenação que vão formatar o roteiro do longa com base em um texto de cerca de 400 páginas escrito por Robinson Pacheco e em livros que contam a história da cidade-teatro.

A partir do dia 20 de junho quero estar com a primeira versão do roteiro pronta. A gente vê um potencial grande de chegar a todos os festivais do Brasil e do mundo, em Cannes, Berlim. E levar muito público para o cinema, para as pessoas que querem conhecer a gênesis dessa história”, explica. De acordo com ele, a ideia é que, futuramente, o filme possa abrir as portas para a produção de uma minissérie.

Ele conta que ficou impressionado com a saga de Plínio Pacheco, um gaúcho que chegou a um lugarejo no agreste nordestino da década de 50 e se apaixonou pela mulher mais bonita da região e se encantou ao ver pessoas fazendo teatro naquele lugar. “Ele foi contagiado com isso e se transformou através dessas pessoas e daí o sonho: ‘A gente precisa fazer um teatro a céu aberto’ ”, disse.

Para Robinson Pacheco, filho do casal protagonista, o filme será muito importante para perpetuar a história da Nova Jerusalém que começou com uma encenação realizada nas ruas de uma pequena vila pela família de Epaminondas e Sebastiana Mendonça, pais de Diva, e evoluiu para um mega espetáculo que atrai multidões todos os anos. “Nada mais justo que fazer um filme para revelar ao mundo esse acontecimento cultural que veio não só favorecer o desenvolvimento de toda uma região, mas também transformar vidas por meio de uma mensagem inspiradora e de exemplos de vida marcados pela coragem e determinação”, destaca Pacheco.

Pacheco conta que a ideia de fazer um filme ou minissérie surgiu em conversas com o ator Eriberto Leão que no ano passado retornou a Nova Jerusalém para interpretar Pilatos, depois de ter feito o papel de Jesus 2005 e 2010. “Eriberto sempre me incentivou a escrever um pré-roteiro. No ano passado eu finalmente consegui colocar tudo no papel”, disse o produtor cultural.

Na temporada de espetáculos deste ano, Robinson apresentou o pré-roteiro a atriz e produtora Mayana Neiva, artista convidada para interpretar Maria na Paixão de Cristo 2024. “Ela leu o texto e apaixonou-se pela história e se interessou em nos ajudar a viabilizar o filme. Foi aí que ela, juntamente com o cineasta Kennel Rogis, teve a ideia de convidar Rogério Sagui para vir assistir ao espetáculo e conhecer toda a história da Nova Jerusalém. Ele veio e se encantou com o que viu e, depois de duas longas reuniões, decidimos dar início ao projeto de realização do filme”, relata.

Ele revela ainda que a Sociedade Teatral de Fazenda Nova, entidade promotora do espetáculo, já está atuando em diversas frentes com o objetivo de viabilizar os recursos necessários para a realização da obra cinematográfica. “Já acionamos os profissionais na área de captação de recursos por meio da lei de incentivos de áudio visual e estamos fazendo contato com potenciais patrocinadores”, afirmou.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.