Nessa segunda-feira (25), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugurou a Frente Parlamentar do Rio Tejipió. Essa iniciativa visa a propor soluções para os problemas socioambientais enfrentados ao longo do curso d’água, os quais são decorrentes da poluição e se intensificam durante o período de chuvas, afetando diretamente a vida dos moradores que residem às margens do rio.
O Rio Tejipió, com seus 20 quilômetros de extensão, tem sua nascente no município de São Lourenço da Mata e percorre os territórios dos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.
O deputado João Paulo (PT), coordenador da Frente, ressaltou que a criação deste grupo parlamentar é uma demonstração de solidariedade à população afetada pelas inundações do Tejipió, especialmente aos residentes de Vila Maria Lúcia e Vila Aliança, localizados no bairro do Ipsep, em Recife.
“Pretendemos ouvir os relatos das comunidades e das autoridades envolvidas, para elaborar, conjuntamente, soluções para o drama vivido pelos habitantes mais vulneráveis que, invariavelmente sofrem as consequências diretas de eventos climáticos severos como aqueles temporais de 2022, que resultaram em 133 vidas perdidas”, justificou.
Segundo o parlamentar, um dos problemas ambientais de maior gravidade é a contaminação da água e o desmatamento das suas margens. O parlamentar cobrou investimentos em saneamento básico, ações de reflorestamento e conservação das margens fluviais, além da participação ativa das comunidades locais na gestão dos recursos hídricos.