conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

Recife

Gestão de João Campos inicia construção da quarta Praça da Infância do Recife

Equipamento voltado ao público infantil ficará no bairro do UR-01, Ibura, e recebe investimentos da ordem de R$ 630 mil.

Praça da Infância Bairro do Ibura Prefeitura do Recife João Campos
Nesta quarta-feira (23), o prefeito do Recife, João Campos, visitou o local onde está sendo construída a quarta Praça da Infância da cidade, na UR-01, bairro do Ibura. As obras estão sendo executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e receberam investimentos de R$ 630 mil, englobando infraestrutura, brinquedos e demais componentes. A primeira Praça da Infância entregue à população fica na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada. A segunda foi entregue recentemente e fica no Compaz Miguel Arraes, na Av. Caxangá e a unidade de San Martin está em obras.

Nós priorizamos os lugares com escolas ao redor para permitir que essas crianças possam ter um espaço de lazer de qualidade. Assim, aproximamos o colégio da comunidade e a comunidade do colégio. E vamos fazer a Praça da Infância em todas as regiões do Recife para mostrar que o que é de qualidade tem que se espalhar. Os equipamentos que vocês vão ver aqui são os mesmos do Parque das Graças, por exemplo, que vemos na Alemanha, na Holanda e nos Estados Unidos. Eu quero botar no Ibura o que tem de melhor não só no Brasil, mas no mundo”, disse o prefeito.

Praça da Infância Bairro do Ibura Prefeitura do Recife João Campos

As ações realizadas até o momento incluem a demolição de mobiliário urbano e equipamentos danificados anteriormente, a poda e replantio de algumas espécies de árvores na praça, pois impediam o desenvolvimento da obra. A Praça da Primeira Infância Maria Sampaio, como será denominada, contará com um caminho estruturante em concreto pigmentado nas cores amarelo e azul, uma passeio em seixo rolado, calçada toda em paver na cor natural. No círculo “planta” vão ter três conjuntos de mesa e cadeira, com piso em paver terracota. O círculo “areia” terá três brinquedos: um trepa cordas, um balanço e uma casinha. Também terá seis carambolas giratórias na borda do círculo, e um dos círculos complementares terá dois brinquedos: um labirinto de metal e toras de madeira com diferentes alturas; no outro haverá um gira inclusivo (o piso de ambos será em emborrachado). Comunicações visuais como “carambola giratória” e “flor gira-gira do mandacaru” estarão espalhadas pela praça. Bicicletário junto do estacionamento, bancos de madeira e alumínio estão distribuídos ao longo do equipamento.

A implantação dessas obras é de grande importância para a cidade, trazendo sempre os mesmos conceitos e qualidade das que já foram entregues, como a da Encruzilhada. Ainda temos muito o que fazer e precisamos da participação de todos, como as pessoas da comunidade que são ouvidas para fazermos um projeto assertivo, com a participação, inclusive, das crianças. Precisamos dessa participação durante a execução e após também, com todo mundo cuidando do equipamento”, afirmou Marília Dantas, secretária de infraestrutura.

O projeto está redefinindo a paisagem urbana e promovendo a inclusão social, representando um compromisso com a revitalização de espaços públicos, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para pessoas de todas as idades – em especial, para as crianças. As intervenções na infraestrutura da praça são um reflexo do compromisso em oferecer um espaço público agradável para a comunidade. As melhorias incluem a requalificação da iluminação e da drenagem, garantindo mais segurança durante a noite e a manutenção do espaço limpo e agradável em todas as condições climáticas; calçamentos e passeios acessíveis, redesenhados para garantir acessibilidade universal, permitindo que todos desfrutem das instalações da praça; seis novos brinquedos inclusivos que serão instalados, incluindo um gira-gira inclusivo, proporcionando oportunidades de diversão e aprendizado para crianças de todas as habilidades. Além disso, áreas de convivência serão equipadas com mesas e bancos, incentivando encontros e momentos de lazer; projeto paisagístico cuidadosamente elaborado que embelezará a praça, criando um ambiente relaxante e convidativo, um bicicletário que será instalado para incentivar meios de transporte alternativo e três vagas de estacionamento; segurança com a instalação de câmeras de monitoramento; e comunicação visual. A Praça da Primeira Infância Maria Sampaio é um testemunho do poder da colaboração entre a comunidade e as instituições públicas, produzida em um espaço multifuncional que atende às necessidades de todos os moradores.

As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que será replicada em toda a cidade, com soluções específicas e que estejam em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.

Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.