conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

DESTAQUE

Gestão de Mano Medeiros ganha Prêmio Iniciativa de Inovação Social, nos EUA

André Ferreira Jaboatão dos Guararapes Mano Medeiros
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, recebeu, nesta quarta-feira (1), o Prêmio Iniciativa de Inovação Social em Saúde da OPAS-SIHI LAC 2023, ao lado da secretária de Saúde, Zelma Pessôa, e da coordenadora em Saúde Mental do município, Paula Pereira. A solenidade aconteceu na sede da Organização Panamericana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) de Washington DC, Estados Unidos, com a participação de autoridades e gestores de países da América Latina e Caribe. O deputado federal André Ferreira também esteve presente.

É a terceira premiação internacional do município. E esse reconhecimento mostra que a nossa política pública tem dado certo. Isso me deixa muito feliz e orgulhoso”, comemora o prefeito Mano Medeiros. “É uma alegria imensa mostrar nosso trabalho no exterior e saber que ele pode ser replicado para ajudar outras pessoas”, complementou Paula, a autora do projeto. “Esse resultado nos estimula a nos dedicarmos cada vez mais a nossa população”, disse Zelma, coautora.

André Ferreira Jaboatão dos Guararapes Mano Medeiros

A iniciativa premiada é o projeto “Todo artista tem que ir aonde o povo está – Estratégia de Vacinação Extramuros da População em Situação de Rua”, que começou na pandemia e entrou no calendário da Secretaria de Saúde. Jaboatão foi um dos três vencedores (o único do Brasil), entre 93 iniciativas de 13 países da América Latina e Caribe, que concorreram à premiação.

O programa começou com acolhimento de pessoas em situação de rua, imunização contra a Covid-19, entrega de cartão SUS e encaminhamento para serviços da rede municipal. A cada ação foi ampliado e hoje ele oferece atualização das vacinas em geral, entrega de analgésicos e antitérmicos para possíveis efeitos colaterais; distribuição de água mineral, lanches, preservativos e lubrificantes; pré-cadastro para CadÚnico; testes rápidos de HIV e glicose e aferição de pressão. Mais de 200 pessoas foram encaminhadas para a rede de serviços do município.

O trabalho fará parte da rede regional de inovação social em saúde na América Latina e no Caribe (ALACISS) e será compartilhado por meio de diversos canais digitais, como o site SIHI LAC, SIHI Global e o site da OPAS. Por ser sustentável e pelo potencial de ser replicável, a estratégia pode contribuir para a mudança de paradigmas na execução de ações de saúde em vários países.

A Iniciativa de Inovação Social em Saúde (SIHI) é uma rede global de indivíduos, organizações e instituições que defendem a inovação social na saúde e promovem a investigação em inovação social. Lançada em 2014, a Rede SIHI está crescendo cada vez mais e premia iniciativas inovadoras em toda América Latina e Caribe. As outras duas iniciativas vencedoras foram da Costa Rica e Panamá.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

Destaque

O município de Serra Talhada foi classificado como uma das 10 cidades mais competitivas do Nordeste, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP),...

FESTA DO MOMO

Já escutamos os sinais do Carnaval! A Prefeitura do Recife anunciou diversos serviços e novidades para o Carnaval 2024. Em coletiva realizada na manhã...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.