Governo articula entrega de mil refeições quentes por dia

Operação Pernambuco pela Prevenção vai atender, todos os dias, pessoas em situação de rua e comunidades em vulnerabilidade social

Fotos da montagem e embalagem das refeições no Senac, com rigor sanitário e cuidado.

Desde quinta-feira (dia 1º), pessoas em situação de rua e sob forte vulnerabilidade social estão recebendo refeições preparadas no mesmo dia. A aquisição dos insumos, produção dos alimentos, montagem da quentinha, distribuição e entrega é fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Armazém do Campo. A oferta de refeição com equilíbrio nutricional e rigor sanitário é possível pela união de Governo, instituições da sociedade civil e iniciativa privada. Parte dos alimentos foi doada pela Associação Avícola de Pernambuco (Avipe) e pela Associação Pernambucana dos Supermercados (Apes).

Cada embalagem tem cerca de 750 gramas de segurança alimentar. São 1 mil refeições por dia para a população em situação de rua. Os insumos chegam, através da logística do Governo do Estado, são preparados e embalados individualmente. São 750 quilos de refeições, que são carregadas, todos os dias, pelo Governo do Estado para o Armazém do Campo. O pessoal do Armazém faz a distribuição junto aos coletivos que trabalham atendendo às pessoas em situação de rua. Desde quinta-feira e até hoje, foram entregues 5 mil quentinhas, o mesmo que 3,75 toneladas de alimento pronto, embalado um a um.

Na outra imagem, a entrega das refeições na Praça Maciel Pinheiro, Boa Vista, Recife. (Foto: Celso Calheiros/SPVD)

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, considera a união de esforços muito importante, nesse momento em que a pandemia repercute de forma grave junto às pessoas em vulnerabilidade social. “O Pernambuco pela Prevenção é uma operação com compromisso com estas pessoas, considerando prioritário o apoio aos que mais precisam”, disse Cloves Benevides.

MÁSCARAS – Além da entrega de quentinhas, o Pernambuco pela Prevenção também distribui máscaras de proteção, álcool em gel e informações nos terminais de passageiros da Região Metropolitana. Nesta terça-feira (dia 6), foram visitados os terminais de Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu. Ontem (dia 5), a distribuição foi nos terminais do Cais de Santa Rita e de Afogados.

Desde o início de março, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas já distribuiu 125 mil máscaras de proteção, álcool em gel nos terminais integrados de passageiros, na Região Metropolitana do Recife, e no entorno das feiras livres nos municípios do interior do Estado. As feiras representam um dia de comércio essencial e popular.

O enfrentamento aos efeitos da pandemia na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas começou há um ano. As ações foram às ruas como forma de reduzir os impactos da pandemia junto à população mais vulnerável. Entre as medidas executadas, foram instalados pontos com lavabo e com estrutura para banho, distribuídos itens de alimentação balanceados, itens de higiene pessoal e de limpeza doméstica, além de cestas básicas junto às famílias vulneráveis, nas comunidades da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, de forma a aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária junto aos usuários e servidores envolvidos nas atividades.

COMENTÁRIOS