Governo de Pernambuco entrega certificados de conclusão de cursos profissionalizantes aos jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro

Saiba mais informações clicando no link


Sessenta e oito jovens finalizaram cursos profissionalizantes de cabeleireiro e estética e receberam nesta terça-feira (29) os certificados de conclusão

Mesmo em um ano com tantas adversidades, como 2020, Israelly Dias Marques da Cunha, de 25 anos, e José Kauan do Espírito Santo Albertino, de 18 anos, não esmoreceram quando o assunto foi qualificação profissional. Logo no início do ano, eles se inscreveram para participar das atividades e do processo de acolhimento do Centro da Juventude (CJ), equipamento estadual vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança de Juventude (SDSCJ) que atende e acolhe jovens em situação de vulnerabilidade social e a população de rua, oferecendo alimentação e cursos profissionalizantes.

Com os certificados de conclusão dos cursos de estética e cabeleireiro em mãos, eles já criam planos para 2021. “Aos poucos, durante o curso, eu comecei a comprar meus materiais de trabalho e no Natal eu fiz as sobrancelhas da minha mãe e das minhas primas, para continuar treinando e conquistar mais clientes, porque meu objetivo é abrir meu próprio negócio”, contou Israelly. Empreender também está entre os sonhos de José Kauan. “Vou dar o meu melhor para abrir minha barbearia. Quero ajudar minha família, dar um bom futuro para minha filha e dar um rumo melhor para a minha vida. Já passei por tanta coisa e hoje, minha maior motivação é saber que posso mudar de vida”, afirmou. Ao todo, 68 jovens receberam o documento nesta terça-feira (29).

Mesmo com a pandemia, a unidade se manteve aberta para os jovens, garantindo três refeições diárias, kits de higiene pessoal e auxílio financeiro no valor de R$100. O  coordenador da unidade, Daniel Lopes, explica que as únicas atividades pausadas durante o período mais rígido de isolamento social foram as oficinas e os cursos, que só retornaram no mês de agosto, seguindo os protocolos de segurança. “Mesmo com a pandemia, a unidade e os profissionais continuaram atuando no acolhimento e no atendimento desses jovens. Com o retorno das qualificações, eles se mantiveram motivados e neste final de ano conseguimos certificá-los, para que eles possam trilhar caminhos mais produtivos. Todos nós, tanto os jovens quanto a equipe, superamos todos os obstáculos da pandemia e das nuances que a vida de cada jovem nos apresenta. Fomos resilientes e conquistamos o principal objetivo deste Centro: garantir a cidadania e os direitos dessas pessoas”, pontuou.

Além dos cursos de cabeleireiro e estética, durante 2020 os 132 jovens que frequentaram o Centro da Juventude também participaram de oficinas de cultura e esporte, comunicação e audiovisual, cidadania e direitos humanos, qualificação social e empreendedorismo. Para 2021, as oficinas seguem acontecendo e estão programados o aumento do número de cursos. De acordo com a gerente da Proteção Especial de Média Complexidade da Secretaria executiva de Assistência Social, Lioniza Santos, serão abertas vagas para profissionalização nas áreas de construção civil e jardinagem, cabeleireiro e barbeiro, estética para salão de beleza, design de sobrancelhas, depilação e alongamento de cílios, e auxiliar de serviços gerais. “A assistência social está para quem dela precisar. Estamos garantindo direitos e esses jovens são peças fundamentais para a existência do Centro da Juventude. Esta unidade não é apenas para dar alimentação, isso apenas faz parte da logística do dia a dia. Aqui oferecemos uma oportunidade de ressignificar vidas e estimulamos esse pensamento em cada jovem inscrito”, destaca a gestora.

COMENTÁRIOS