conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

SUSTENTABILIDADE

Governo de Pernambuco realiza oficina para implementar Economia Regenerativa

Nessa quarta-feira (21), a governadora Raquel Lyra esteve presente na cerimônia de abertura da oficina “Planejamento Regenerativo para Economia Pernambucana”. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas), visa introduzir uma nova abordagem ao desenvolvimento econômico, onde o meio ambiente e a sustentabilidade ocupam posições centrais em todas as tomadas de decisão. A reunião ocorreu no Bairro do Recife, reunindo diversos participantes interessados nessa temática fundamental para o futuro do estado.

“Já começamos um trabalho de planejamento estratégico de mudança para a transição econômica e ecológica de Pernambuco. Temos agido de maneira articulada, junto com a sociedade civil organizada e com a iniciativa privada, para criar uma visão do futuro, nessa nova economia que o mundo exige de nós. Para o cumprimento das metas do Acordo de Paris, e das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável do milênio da ONU. Tenho certeza de que Pernambuco, mais uma vez, vai se mostrar vanguardista, pioneiro em apresentação de alternativas para que a gente tenha uma economia mais sustentável, mais inclusiva e que nos permita ter um relacionamento mais amigável com o meio ambiente”, destacou Raquel Lyra.

A economia sustentável de matriz regenerativa é fundamentada em um modelo econômico que prioriza a restauração, renovação e revitalização de recursos naturais, sistemas e comunidades. Sua abordagem vai além da simples mitigação de impactos ambientais, buscando também promover a saúde dos ecossistemas e a resiliência das comunidades diante de desafios como as mudanças climáticas.

A secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, destaca que esse planejamento estratégico serve como alicerces para o Plano Pernambucano de Mudança Econômico-Ecológica, conhecido como PerMeie. Este plano visa a integrar princípios de sustentabilidade e regeneração na economia do estado, promovendo um desenvolvimento mais equitativo e resiliente, em harmonia com os recursos naturais e as comunidades locais.

“O primeiro passo é exatamente esse mapeamento que estamos fazendo. Até junho, entregaremos um plano de ação com projetos prioritários para que possamos redirecionar o vetor de desenvolvimento do Estado, que hoje é um vetor que aponta para uma economia tradicional, para que a gente passe a ter uma economia com um olhar para o futuro”, enfatizou a secretária.

Durante o evento foram apresentadas as atividades do projeto “Planejamento Estratégico da Transição de Pernambuco para a Economia Regenerativa”, que está em desenvolvimento pelo Governo do Estado, contando com a orientação especializada da Consultoria Econômica e Planejamento (CEPLAN).

Leticia Lima

Jornalista diplomada pela Uninassau

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

ALERTA

A Sensatus Pesquisa e Consultoria Ltda divulgará na próxima quinta-feira (7) uma pesquisa realizada sobre o pleito em Carpina para a prefeitura da cidade....

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.