conecte-se conosco

Olá, o que você está procurando?

MENU

AVANÇO

Governo Raquel Lyra encerra 2023 com registro de crescimento do turismo em Pernambuco

Eduardo Loyo EMPETUR Daniel Coelho Turismo
Com números relacionados ao turismo em constante crescimento, o Governo Raquel Lyra, por meio da Secretária de Turismo e Lazer e da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) comemora o trabalho realizado em 2023: desde junho deste ano, o aeroporto internacional do Recife registra recordes no recebimento de turistas. No Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre, só para o mês de dezembro, chegam a Pernambuco 7020 voos, número quase 9% maior do que o mesmo mês de 2019, antes da pandemia de Covid-19.
Este incremento é consequência de uma série de ações na implantação de políticas públicas e ações para o setor: as Câmaras Temáticas de Turismo de Aventura e de Turismo Religioso foram um avanço do Conselho Estadual de Turismo na construção de governança para cada segmento. Além disso, a Setur avançou em várias obras sob o guarda-chuva da pasta, como a reforma da Praça de Boa Viagem, no Recife, e intervenções de infraestrutura em todo o Estado.
O IBGE atesta que os serviços ligados ao turismo tiveram um crescimento médio de receita nominal de 20% até setembro de 2023. Os dados também se refletem na rede hoteleira, que tem registrado altos índices nas hospedagens durante os feriados e com alta expectativa para a temporada de verão.
Os resultados deste ano são fruto do empenho dos colaboradores da Secretaria de Turismo e Lazer, da Empetur, e de todos os que estão trabalhando para consolidar o turismo como um dos principais motores da economia de Pernambuco. A partir de agora, é continuar seguindo todas as orientações da governadora Raquel Lyra, para prosseguir na mudança que nosso Estado escolheu”, avaliou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho.
De janeiro a novembro deste ano, a Empetur tem realizado treinamentos com agentes e operadores de viagens para que eles possam “vender” Pernambuco da melhor forma para os turistas. Foram mais de 11 mil profissionais capacitados em mais de 30 feiras, eventos e roadshows nacionais e internacionais. Destinos de praia, destacando o litoral Norte, Sul e Fernando de Noronha, além do interior do Estado, com a variedade de opções turísticas “naturalmente incríveis” foram o foco para as capacitações.
De acordo com Eduardo Loyo, presidente da Empetur, o estímulo para o crescimento do turismo precisa começar com quem está ponta do processo de venda: os agentes de viagens. “Entender o que faz um viajante escolher o seu destino nos ajuda a criar estratégias mais assertivas na hora de vender Pernambuco para os turistas. Por isso, focamos em treinamentos com quem está em contato direto com o público”.
A análise do perfil do turista que vem ao Estado também foi decisiva na participação em feiras voltadas para o segmento turístico. Foram sete participações em eventos internacionais, com destaque para a América do Sul. “A Argentina é o nosso principal mercado emissor de turistas internacionais, com destaque para o destino Porto de Galinhas. Além dela, estivemos na Alemanha, na Espanha, no Paraguai, Uruguai e Portugal – alguns destes são mercados que ofertam voos diretos para a capital pernambucana e que representam um potencial de crescimento para o nosso turismo”, explica Eduardo.
O mercado internacional não ficou restrito apenas nas participações em feiras e eventos. A publicidade e propaganda de Pernambuco também ultrapassou as fronteiras nacionais e avançou para mercados como Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Portugal e Panamá.
Em 2023, além das tradicionais campanhas de Carnaval e São João, a Empetur comandou as campanhas “Viva o seu momento Noronha”; “Fenearte”; “Rota do Frio: o seu rolê de inverno”, “Destino Litoral” e “Viva um Verão Naturalmente Incrível”, sendo esta a principal campanha do ano para Pernambuco, que é conhecido pelas praias de água mornas e cristalinas e que tem o verão como seu principal período de movimentação turística.
Trazendo a experiência como principal mote de suas campanhas, a Empresa trouxe, em todos os vídeos desenvolvidos pelas agências de publicidade, cenários paradisíacos, muita cultura e o regionalismo que representa Pernambuco. A publicidade investiu em influenciadores digitais, painéis de LED gigantes – a campanha de verão foi exibida 4.000 vezes no maior telão de LED (70 metros) da América Latina, o Boulevard, em Brasília, impactando cerca de 2,5 milhões de pessoas por mês -, além de cinemas, televisão aberta e fechada, mídias nos principais aeroportos do país, outdoors, sites e blogs, revistas, cartaxis e outbus, entre outras.
Buscamos a variedade de mídias para atingir o máximo de pessoas possíveis, mas sempre focados no público de interesse. Cada campanha teve o olhar atento da nossa equipe, que focou nos destinos turísticos pelo Estado, sobretudo buscando a diversidade de opções turísticas. Então, pudemos falar sobre destinos de praia, de serra, cultural, ecoturismo, enoturismo, turismo religioso, de aventura, gastronômico, e vários outros”.
Para 2024, o planejamento é fazer muito mais. A Empetur quer reforçar o que Pernambuco tem de melhor para o mundo, ampliando o investimento em mídias nacionais e internacionais, promovendo Famtur e Fampress, assim como foi feito com o São João 2023, e dando visibilidade, cada vez maior, para as belezas naturais.
Estamos trabalhamos em conjunto com as secretarias de Turismo, de Segurança Pública, de Obras e outras, para proporcionar aos turistas locais, nacionais e internacionais a melhor experiência possível. Acreditamos que a melhor venda é quando os visitantes saem daqui com muitas memórias boas e a certeza de que querem voltar outras vezes”, conclui Loyo.
Todas as campanhas realizadas este ano pela Empetur estão disponíveis nos perfis oficiais da Empresa no Instagram, Youtube, além do perfil do turismo @descubrapernambuco.
Encontro do Turismo de Pernambuco
Para finalizar o ano de 2023, a Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur promoveram o Encontro de Turismo de Pernambuco. Com a participação da governadora do Estado, Raquel Lyra, o evento apresentou os dados referentes ao setor durante o ano, além das expectativas para 2024.
O momento também homenageou 21 personalidades em 10 categorias que fizeram a diferença no setor de turismo pernambucano, valorizando a inovação, a sustentabilidade, o turismo social, a economia criativa, entre outros, e enaltecendo os atores do turismo comunitário com o prêmio Destaque de Turismo Sustentável, celebrando as iniciativas com menor impacto ao meio ambiente e que valorizam as manifestações populares.
Wellington Ribeiro

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pleno Consultoria Humanizar
Banner Santa Cruz do Capibaribe

Você também pode gostar

OPORTUNIDADE

O prefeito Mano Medeiros anunciou hoje (26), um concurso público para diversos cargos públicos no Jaboatão dos Guararapes, oferecendo um total de 1.582 vagas....

Recife

Aumentou o número de opções entre os auxiliares do prefeito João Campos que entraram no radar como alternativas para ser seu companheiro de chapa...

MUDANÇAS

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (22), mudanças nos comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil. O coronel Ivanildo Cesar Torres de...

INVESTIMENTOS

Tamandaré, município conhecido por suas praias paradisíacas, segue recebendo investimentos do setor hoteleiro. O mais novo empreendimento que será construído por lá é o...

Copyright © 2014 - 2023 Blog Ponto de Vista. Todos os direitos reservados.