Na sessão desta quarta-feira (02), o deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para homenagear os municípios de Glória do Goitá, Limoeiro e Vitória de Santo Antão, pela celebração de datas relevantes na história de cada um.
O deputado iniciou o seu discurso destacando a satisfação de representar esses três municípios na Alepe, e prosseguiu, parabenizando Glória do Goitá – ‘Capital Estadual do Mamulengo’ – pelos 146 anos de emancipação política, oficialmente comemorados no último dia 9 de julho.
“Berço de poetas, do pífano, da roda de coco e do maracatu, Glória do Goitá – na Mata Norte do Estado – também é terra de José Gomes, conhecido como o primeiro cangaceiro e imortalizado na obra O Cabeleira, de Franklin Távora, escritor do Romantismo Brasileiro. Terra de pessoas fortes, honestas e trabalhadoras, Glória do Goitá e os glorienses estão de parabéns por mais um ano de lutas e de conquistas”, comemorou Henrique.
A homenagem do parlamentar se estendeu a Limoeiro – no Agreste pernambucano – que celebrou 212 anos de história e desenvolvimento, no dia 27 de julho. “Num passeio pelo coco de roda, ciranda, música, artesanato, teatro, cinema, fotografia e cultura popular, Limoeiro é conhecida como Princesa do Capibaribe pelo fato de ser cortada pelo rio de mesmo nome. É historicamente forte no movimento agrícola, já que sua zona rural oferece variada produção de alimentos que são escoados nas feiras livres e comercializados em centros de abastecimento de Recife e Caruaru”, detalhou o deputado.
BATALHA DAS TABOCAS – Vitória de Santo Antão também foi homenageada pelo parlamentar que, desde a infância, reside na cidade. A razão da homenagem se explica porque, nesta quinta-feira (03), os vitorienses voltarão suas atenções à comemoração dos 378 anos da Batalha do Monte das Tabocas – travada entre holandeses, portugueses e brasileiros que se revoltaram contra o domínio holandês. No Monte das Tabocas, a tropa luso-brasileira saiu vitoriosa durante a ação armada que aconteceu no dia 3 de agosto de 1645.
“A Batalha das Tabocas foi um marco na campanha da Insurreição. Sem Tabocas, não haveria Guararapes. Lá, germinou em nossa gente o sentimento nativista e de pátria. Também se originou o embrião do Exército Brasileiro”, explicou Henrique Queiroz Filho.