Nessa quarta-feira (7), os grandes homenageados do Carnaval de Pernambuco 2024 se reuniram com a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause no Palácio do Campo das Princesas. Alceu Valença, Lia de Itamaracá e Claudionor Germano foram agraciados pelas gestoras com troféus em reconhecimento ao seu legado artístico. Os artistas também brindaram o público com algumas de suas canções de sucesso em um palco montado nos jardins da sede do Governo de Pernambuco.
Esta é a primeira vez que o Estado presta homenagem a esses ícones da cultura e da música durante o período carnavalesco. Neste ano, o investimento na festividade dobrou em relação ao ano anterior, totalizando R$ 20 milhões destinados à contratação de artistas da cultura popular, que realizarão 820 apresentações em 91 municípios.
“Quando falamos de Claudionor Germano, Lia de Itamaracá e Alceu Valença, nós estamos homenageando quem garantiu que o Carnaval de Pernambuco pudesse ser parte da cultura do Brasil e do mundo. Eles são símbolos do que Pernambuco é, uma cultura popular com identidade forte. Vamos fazer o melhor e maior Carnaval do Estado, com a garantia de segurança pública e a alegria que o nosso povo sabe fazer”, destacou a governadora Raquel Lyra.
“Fico feliz porque existe esse reconhecimento. O maior pagamento que recebo do meu trabalho é a simpatia e o bem-querer que esse povo tem por mim, e eu por ele”, registrou Claudionor Germano. A cantora Lia de Itamaracá também dividiu o sentimento da noite. “Estou recebendo essa homenagem ainda viva. Isso é que é muito importante para mim. Eu viva, com muita energia, muita força, muita luta, muita garra e muito axé”, falou Lia. Por sua vez, Alceu Valença expressou o que é o Carnaval para ele. “O Carnaval de Pernambuco é tradicional e ao mesmo tempo é atual. Ele se renova. E eu tenho o prazer de participar dessa festa e de levar a cultura de Pernambuco para tudo que é canto”, disse Alceu.